O livro “O elefante e o urubu: um encontro com a leveza” explica a morte para crianças abordando bondade, empatia e solidariedade
Durante a pandemia da covid-19, pode ser inevitável que as crianças ouçam, leiam ou perguntem sobre morte. A literatura infantil é um dos meios que podem ser utilizados para explicar sobre o assunto. Uma dica é “O elefante e o urubu: um encontro com a leveza”, primeira obra do escritor Mauro Pereira Alvim.
O livro conta a trajetória de união e descobertas de Danilo, um elefante inquieto, e de Urubuvelho, um urubu que já nasceu com cara de velho. Os personagens depois que Danilo decide partir em busca do desconhecido para viver novas experiências. Juntos, eles encontram outros animais e com bondade e empatia aprendem sobre solidariedade, perdas, solidão e morte.
“Mas, com o tempo, as penas coladas caíram e penas novas e bonitas nasceram. O papagaio agora se sentia ainda mais feliz. Daí ele descobriu que a perda pode fazer crescer e que a dor também alimenta.” (O elefante e o urubu – um encontro com a leveza, pág. 26)
A lição mais valiosa chega com a partida de Urubuvelho, já cansado das dores nas costas e nas asas. Danilo fica aliviado por saber que o seu parceiro de vida já não sofria mais e, apesar da solidão, o elefante sabe que o amigo sempre estará junto a ele.
“Danilo sabia que estava chegando ao fim de sua caminhada. E, quando ficava sozinho, se lembrava, feliz, de seu amigo. Foi aí que aprendeu que na solidão também há encontro e que, enquanto ele vivesse, Urubuvelho também viveria, dentro de sua memória e de sua alma…” (O elefante e o urubu – um encontro com a leveza, pág. 36)
VEJA TAMBÉM: Cultura on-line: Biblioteca Pública promove contações de histórias e oficinas artísticas
Ilustrado por Michelle Duarte e publicado pela Saíra Editorial, “O elefante e urubu: um encontro com a leveza” promete deixar lições preciosas para os pequenos leitores. O livro está disponível na Amazon por R$ 35.
Sinopse do livro
Um dos maiores encantos deste livro é a ternura. Danilo e Urubuvelho são um elefante e um urubu que trazem a leveza nas asas do improvável. Pelos caminhos que trilham e que dividem conosco, eles nos apresentam a palavra que ocupa lugar na razão e no coração. A história é daquelas que nos aquecem por dentro, porque nos vemos nela e neles, em cada um – somos a formiga que pede ajuda e abraça, somos o elefante reflexivo, somos o urubu de pés no chão. E é nesse reconhecimento que nos descobrimos encantados pelas trilas de O elefante e o urubu – um encontro com a leveza.
Quem é o autor?
Mauro Pereira Alvim nasceu em Rio Preto, Minas Gerais, em 1969. É o último de nove filhos e trabalha como dentista. Nas horas vagas, lida com a terra, na roça que tem em sua cidade natal. É casado com Doralice e pai de Laís, Davi e Diego. É com base nas histórias que sempre contou aos filhos que começou a escrever livros. “O elefante e o urubu” é a estreia oficial de Mauro como autor.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!