Evento Be Cause terá toda a renda arrecadada em vendas para a compra de materiais escolares para crianças refugiadas no Paraná
A crise dos refugiados é uma causa humanitária que aflige muitos países do mundo. Com objetivo de ajudar crianças refugiadas no Paraná, a Asteroide Filmes, em parceria com as ONG’s Os Samaritanos e Linyon Global Workers e o apoio da Editora Collaborativa, promovem o Be Cause, um evento de ajuda humanitária no dia 16 de fevereiro, das 15h às 22h. A entrada é gratuita.
Durante toda a tarde acontecerão feiras de arte, livros e discos e artesanato, música, dança, exibições de curtas-metragens, roda de conversas e barraquinhas com alimentação realizada por refugiados e imigrantes no Paraná. Toda a renda das vendas realizadas será destinada para a compra de materiais escolares para crianças refugiadas no estado e para captação de recursos para atendimento aos refugiados do Paraná e de Roraima.
Quem desejar, também pode fazer doações de materiais escolares no dia ou em um dos postos de arrecadação (a lista está abaixo) ou trabalhar voluntariamente no evento. Mais informações pelo whatsapp (41) 99581-3018, com Ana Rivelles.
Entre os artistas participantes estão Bruno Santos, Brunno Covello, Deise Dias, Michele Bravos, Isabelle Mesquita, Marlon Anjos, Ricardo Durski, Tales Costa, Vivien Zanlorenzi, Angelo Esmanhotto, Berthony Pierre, Atelier Vinco e banda Perna Leiga.
O evento ocorre na sede da Asteroide Filmes, localizada na Rua Flávio Dallegrave, 2661 – Hugo Lange.
Por que ajudar um refugiado?
Refugiados são pessoas que estão fora do seu país devido a um temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais e que não possa ou não queira voltar para casa. Também são considerados refugiados aqueles que fogem de seu país de origem por causa de conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.
Em 2017, segundo dados da Polícia Federal, o Brasil recebeu 13.639 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, desconsiderando haitianos e venezuelanos. O número de refugiados reconhecidos pelo Brasil foi de 10.145, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados. No Distrito Federal, ao menos 671 pessoas solicitaram refúgio e buscaram apoio do Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH) em 2016.
Os organizadores do evento afirmam que não há distinção entre brasileiros e não-brasileiros, que todos formam uma única raça – a raça humana e que a diversidade é uma força quando todos se unem por um mesmo objetivo. Segundo eles, acolher quem está refugiado é evitar sua marginalização e não se resume a apenas aceitá-los no nosso país, mas compartilhar histórias, culturas, música, gastronomia, arte e visões diferentes de um mesmo mundo.
Confira a programação do Be Cause
15h – Abertura da Exposição
15h30 – Performance Manifesto Crespo
16h – Livro de Esboço, performance musical de Angelo Esmanhotto
17h30 – Show Acústico com Berthony Pierre
19h – Encerramento do evento com Show da Banda Perna Leiga
*Comidinhas por Yasmin Comida Árabe
**Durante todo o evento serão exibidos filmes (longas e curtas) selecionados pela curadoria de Rayat O’Haylle
Postos de Coleta de doações de materiais escolares
Aldeia Coworking
Avenida Cândido de Abreu, 381 – Centro Cívico
Almaflora
Praça General Osório, 219, sala 9 – Centro
Biblioteca Pública Do Paraná
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro
Brotherhood Custom Tattoo
Rua Rocha Pombo 940 – Juvevê
Casa China
Avenida Pref. Erasto Gaertner, 2800 – Bacacheri
Cohab Curitiba
Rua Barão do Rio Branco, 45 – Centro
Distrito Coworking (FAE)
Rua 24 de Maio esquina c/ Visconde de Guarapuava – Centro
Gilda Costuras
Rua Campos Sales 301 – térreo – Alto da Glória
Impact Hub Curitiba
Rua Fernando Amaro, 60 – Alto da Glória
Ca’dore Comida Descomplicada
Av. José Gulin, 105 – Bacacheri
Fundição 52
Rua Mateus Leme, 885 – São Francisco
Quintana Gastronomia
Avenida do Batel, 1440 – Batel
Shopping Estação
Avenida Sete de Setembro, 2775 (Recepção do Piso L2)
Sniper Mercado Sal
Rua Itacolomi, 1515 – Portão
Yellow Bee /YBteen
Rua Alberto Bolliger, 772 – Juvevê
Vivien Zanlorenzi
Combinar entrega pelo telefone (41) 99118-4861