Editora UFPR realiza feira de livros virtual e debates sobre a importância da ciência 

Feirão terá 36 editoras participantes e debates contarão com especialistas de diversas áreas do conhecimento

Entre os dias 13 e 15 de abril, a Editora UFPR promove, de maneira virtual, o 11º Feirão de Livros, que terá descontos mínimos de 40%. São 36 editoras participantes, entre universitárias e comerciais. Simultaneamente será realizado o “Ciência pra quê?”, com encontros virtuais para discutir o tema, tão importante no contexto atual.
Os livros poderão ser adquiridos pelo site www.eventos-editora.ufpr.br e as discussões acompanhadas pelo canal da Editora no YouTube.
O feirão, como ocorre na versão presencial, pretende ampliar o acesso da comunidade universitária e da comunidade externa a diversas publicações, ao oferecer o acesso a livros de editoras conceituadas por meio de uma vitrine virtual com preços muito atrativos, contribuindo para o fortalecimento do hábito da leitura.
No site do evento, o público poderá consultar as editoras participantes. Ao clicar na editora de sua escolha, o leitor será direcionado a uma página exclusiva com a lista de livros disponíveis e o link da loja virtual para acessar e comprar os livros com os descontos.

“Ciência pra quê?”

A novidade deste ano será o “Ciência pra quê?”, que irá promover debates sobre a importância da Ciência, inclusive das Ciências Humanas, em momentos difíceis como o que vivemos, da pandemia da covid-19.
“Além da tradicional feira de livros com descontos especiais, a proposta para esta edição é oferecer ao público também um debate produtivo sobre a importância da Ciência em momentos críticos como o que vivemos hoje, quando uma pandemia se espalha rapidamente em escala global e vemos inúmeros cientistas em busca do desenvolvimento eficaz e seguro de uma vacina e tratamento em tempo recorde”, destaca Maria Périgo, idealizadora do evento.
No Brasil, cientistas e universidades trabalham exaustivamente na realização de pesquisas e ações direcionadas à população no enfrentamento ao coronavírus em uma união e esforço nunca vistos.

VEJA TAMBÉM: Curitiba Lê: Aniversário de 11 anos do programa tem atrações virtuais gratuitas

“Apesar de recuperar o seu papel de importância – que tem variado de tempos em tempos –, ainda é preciso mais incentivo à Ciência e uma mudança importante no modo como a população a vê. O objetivo desta edição on-line do Feirão de Livros Editora UFPR, mais do que disseminar e popularizar conhecimento científico por meio de bons livros, é ressaltar a importância da Ciência no enfrentamento não só da pandemia de Covid-19, mas também de suas implicações sociais, econômicas e emocionais”, complementa Maria.
Serão três debates, uma a cada dia. Quem desejar receber certificado de participação no evento deve se inscrever previamente (acesse o formulário aqui). As vagas são limitadas.

Programação de debates “Ciência pra quê?”
Transmissão pelo canal da Editora UFPR no YouTube

13 de abril
Horário: 19h
Conferência de abertura: “Desafios da Ciência em um contexto negacionista”
Participantes: Ricardo Marcelo Fonseca – reitor da UFPR / Rodrigo Arantes Reis – pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR / Jézio Hernani Bomfim Gutierre – Diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp
14 de abril
Horário: 19h
Webinar “Pensamento crítico: a importância das Ciências Humanas”
Participantes: Clóvis Mendes Gruner – Professor do Departamento de História da UFPR / Maria Tarcisa Silva Bega – Professora do Departamento de Sociologia da UFPR / Fernanda Zacharewicz – Psicanalista e editora da Aller
15 de abril 
Horário: 19h
Webinar “A Ciência pela vida: uma corrida contra o tempo”
Participantes: Marcelo Müller dos Santos – Professor do Departamento de Bioquímica da UFPR / Thabata Alessandra Ramos Caruzo – Bióloga, virologista e divulgadora científica (Labio Canal) / Marcelo Pelajo Machado – Pesquisador e chefe do Laboratório de Patologia do IOC e curador do Museu da Patologia – Fiocruz
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.