Programação é válida até o dia 24 de março
Camile Triska, com assessoria de imprensa
Os documentários ganharam destaque na programação on-line do Cine Passeio desta semana, válida até o dia 24 de março e disponível no site www.cinepasseio.org. Na sala virtual Cine Vitória, que tem exibições gratuitas, está em cartaz “Vlado: 30 anos depois” (2005), de João Batista de Andrade, conta a trajetória do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nos porões da ditadura militar brasileira em 1975. O diretor era amigo e colega de trabalho de Herzog.
Outro documentário apresentado é “Pipoca Moderna” (2019), de Helder Lopes, um road movie pelo estado de Pernambuco que acompanha Sebastião Biano, líder e único remanescente da formação original da Banda de Pífanos de Caruaru, que aos cem anos de idade continua atuando como músico.
Já do outro lado do Oceano Atlântico, ainda tem o documentário africano “Um Lugar Sob o Sol” (2020) de Karim Aitouna, que aborda os desafios, relações familiares e dia da dia de vendedores ambulantes em Marrocos.
VEJA TAMBÉM: Pelo Brasil: Cineclube Cinefoot Online apresenta filmes que abordam o futebol
Aqueles que preferem filmes de ficção, podem assistir ao drama brasileiro, produzido nos Estados Unidos, “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas” (2011), de Julia Murat, que se passa em cidade fictícia, no Vale do Paraíba, onde grandes fazendas de café faliram e cidades antes ricas se tornaram quase fantasmas. Nesse local vive Madalena, presa à memória de seu marido morto, que tem seu cotidiano modificado com a chegada de Rita, uma jovem fotógrafa à procura de trens abandonados.
Pela parceria do Cine Passeio com o Consulado Argentino e o portal Cine.AR Play, ainda são indicados o clássico portenho “Los Inundados”, de Fernando Birri, e “La Peli de Batato”, da dupla Goyo Anchou e Peter Pank – esses dois filmes não possuem legendas.
Lançamentos cinematográficos
Já a sala virtual Cine Plaza, que traz títulos novos com cobrança de ingressos, tem a estreia da comédia francesa “A Poucos Passos de Paris”, de Virginie Verrier, e permanecem em cartaz o drama chileno “Nona: Se Me Molham, Eu Os Queimo”, de Camila José Donoso, o romance francês “Um Amor Proibido: Escute o Som do Seu Coração”, de Arnold de Parscau, além de “Mambo Man: Guiado Pela Música”, de Edesio Alejandro e Mo Fini, de “O Muro”, de Genevieve Anderson, e de “A Jornada de Jhalki”, de Brahmanad Singh e Tanvi Jain.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.