Universidades de Curitiba começam a suspender aulas temporariamente a partir desta segunda-feira, 16 de março
Para evitar a propagação do coronavírus, diversas universidades em Curitiba divulgaram a suspensão das aulas presenciais. A decisão começou a ser avaliada em uma reunião neste último domingo, 15 de março, do quadrilátero das universidades de Curitiba, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifício Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP), que também contou com a adesão de outras instituições de ensino da região.
As primeiras a suspender as aulas presenciais foram a UFPR e a UTFPR. A medida começou a valer já nesta segunda-feira, 16 de março e será válida pelo prazo de 14 dias, inicialmente. Outras atividades dentro dessas universidades também estão suspensas, como atendimentos no Hospital Veterinário e abertura da biblioteca. Neste link, você encontra mais informações.
Após essa decisão, universidades particulares também anunciaram que irão paralisar as aulas durante um período. A Universidade Tuiuti também paralisou as aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão estarão suspensas a partir de 16 até o dia 29 de março. Já os atendimentos clínicos estão suspensos a partir de terça (17). As formaturas institucionais marcadas para os dias 21 e 28 de março também estão suspensas, bem como os ensaios agendados. Neste link tem mais informações.
A Universidade Positivo decidiu suspender as aulas e atividades presenciais, de graduação e pós-graduação, nas unidades em Curitiba, de terça-feira (17) até o dia 29 de março (domingo). Aulas, trabalhos, atividades e estudos por meios virtuais serão realizado de acordo com instruções que serão passadas para os alunos. Os setores administrativos internos e a biblioteca continuarão abertos e funcionando, respeitados os procedimentos sobre aglomerações, situações de suspeita e outras, com o objetivo de combater a propagação do vírus.
A PUCPR, em Curitiba, terá aulas até o dia 18 de março e, a partir de quinta-feira (19), todas as atividades acadêmicas acontecerão 100% em ambiente digital. Outras informações estão disponíveis neste link.
O Centro Universitário Internacional UNINTER, decidiu ministrar as aulas para seus alunos de graduação e pós-graduação presenciais e semipresenciais apenas na forma virtual, entre os dias 16 até 28 de março, ao vivo. Logo, os alunos precisarão estar conectados em seus computadores, notebooks, tablets e smartphones nos mesmos horários em que as aulas ocorreriam presencialmente. Quanto aos alunos na modalidade a distância, não haverá nenhuma alteração no calendário acadêmico. Os alunos do EJA, Educação de Jovens e Adultos, também terão aulas on-line.
Já a Faculdade Inspirar cancelou as aulas, que deverão ser retomadas após 29 de março.