Dra. Jacqueline Felippetto
Cuide de seu gato!! Nesta época do ano, quem tem um gatinho deve ficar atento a uma doença denominada de Rinotraqueíte Viral Felina, causada principalmente pelo Herpes Vírus Felino 1.
Os principais sintomas são:
-Corrimento nasal
-Corrimento ocular
-Tosse
-Espirros
-Perda de apetite
-Febre
-Gengivite
-Prostração (fraqueza, abatimento)
-Pneumonia
O tutores têm que tomar muito cuidado com essa doença, porque ela pode evoluir para uma pneumonia, agravando o quadro de saúde do gatinho. Para se ter o diagnóstico da Rinotraqueíte Viral Felina é necessário fazer o exame denominado de PCR.
Não há cura para a rinotraqueíte felina, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações. Isso geralmente inclui medicamentos antivirais e antibióticos para prevenir infecções secundárias, além de cuidados de suporte, como alimentação adequada, hidratação e controle da temperatura corporal.
Importante lembrar que se trata de uma doença altamente contagiosa e quem tem mais gatos em casa, tem que ficar atento porque a contaminação pode ocorrer entre eles facilmente. A prevenção é a vacinação, que deve ser feita sempre por um médico veterinário.
Dicas e notícias sobre nosso amigos de estimação!
Entre para o Grupo de Whats dos Amigos Pets!
O esquema vacinal consiste em aplicar a vacina nos gatinhos quando são filhotes e depois feita anualmente, durante toda a vida do animalzinho. Percebeu que o seu gato está muito quieto e tem corrimento nasal e ocular, leve-o quanto antes ao médico veterinário para realização de exame e tratamento.
Lembrando que é uma doença específica de gatos, não acomete cães.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV