Academia de artes cênicas completa neste ano seu jubileu de prata e pra comemorar oferece espetáculos on-line pra população
A Cena Hum está comemorando em 2020 seus 25 anos de fundação. As bodas de prata da academia de artes cênicas – seladas com seus artistas, professores, alunos, profissionais técnicos e principalmente com seu idealizador e criador, o ator e diretor George Sada – ocorrem em meio à pandemia de coronavírus. O momento impacta a vida de todos e se mostra como um desafio ainda maior à classe artística. Já tão acostumada a resistir em meio a adversidades, os artistas tentam se reinventar e sobreviver.
Acreditando sempre em dias melhores, a Cena criou algumas ações para festejar seu aniversário, mesmo que sem beijos e abraços apertados. A primeira delas é um presente a seus espectadores e também à comunidade em geral. As gravações de alguns de seus espetáculos encenados ao longo do último um quarto de século, nas 49 edições da Mostra Multiartes Cena Hum já realizadas, serão disponibilizadas na íntegra de forma on-line, através do YouTube.
“Vamos postar grandes sucessos que fazem parte de nossa história. É uma forma de recordar e também de homenagear e valorizar as muitas pessoas que passaram pela Cena Hum ao longo do tempo e contribuíram para que pudéssemos conquistar essa marca dos 25 anos”, diz George Sada. “Queremos mostrar que, mesmo nesse momento difícil no qual a humanidade se encontra, ainda podemos, através da arte, manter o afeto e a emoção”.
VEJA TAMBÉM: Biblioteca Pública promove contações de histórias e oficinas artísticas
A Mostra Multiartes é considerada a maior de teatro acadêmico do Paraná. A primeira peça disponibilizada é “Nostra Vita, apresentada pelos alunos da academia em novembro de 2010, na 31ª edição do evento. Com direção de Simone Hidalgo e texto de Humberto Gomes adaptado por Airen Wormhoudt, o espetáculo conta a história de imigrantes italianos que chegam ao Brasil.
“Neste momento que não podemos estar juntos fisicamente, é muito bom poder relembrar. Isto nos traz esperança, nos mantêm em cena e nos dá a certeza de que em breve poderemos subir ao palco novamente“, diz Simone. “’Nostra Vita’ foi uma peça de grande sucesso e feita com muito afeto. É uma história belíssima e que merece ser recordada”.
Para assistir “Nostra Vita” é só acessar AQUI.
25 anos de História
Primeira escola de teatro privada do Paraná, a Cena Hum foi fundada em 1995, em Curitiba, por George Sada, com o objetivo de ser um espaço destinado tanto ao aprimoramento de atores profissionais quanto de jovens e profissionais de outras áreas que se interessam pelas artes cênicas e buscam novas técnicas e subsídios.
Sada foi apresentado ao teatro no ano de 1976, aos 13 anos de idade, dentro do Colégio Marista Santa Maria, na capital. Aos 14 anos, ele escreveu suas primeiras peças teatrais, “Os Cavalheiros do Apocalipse” e “Love me tender”. Porém, o espírito artístico ficou adormecido pelo resto da adolescência, reascendendo apenas em 1985, quando ele se graduou em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1986, ele começou a cursar Artes Cênicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e também a pensar na criação de uma escola de teatro com foco no público infantil, algo que até então não existia na cidade.
O projeto não saiu do papel durante quase uma década, até que em 1995, numa visita ao escritório de arquitetura de seu irmão, na Rua 24 de Maio, George percebeu que a casa vizinha estava para alugar. Lá, funcionou a primeira sede da Cena Hum. Num primeiro momento, a escola ofertou um curso preparatório para o vestibular da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em janeiro de 1996, promoveu um curso de férias para sete pessoas. Na sequência, com a oferta de cursos livres de teatro para todas as idades, a escola finalmente ganhou contornos de realidade.
Em 1998, deixou de funcionar na rua 24 de Maio e foi para uma casa da Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. No ano seguinte, a academia estreou seu primeiro espetáculo profissional, “The Stronger/A Mais Forte”, peça adaptada do original de August Strindberg e dirigida por George.
Em 2001, a escola passou a existir na rua Chile e apresentou, no palco do Guairinha, sua segunda peça profissional, “As Richas”, escrita e dirigida por Sada, que então celebrava 15 anos de carreira. Em 2004, a Cena Hum começou a funcionar dentro da sede das Faculdades Eseei, no bairro Rebouças. Em 2009, inaugurou sua sede própria, em uma casa de 1500 metros quadrado na Avenida Senador Xavier da Silva, no São Francisco, onde permanece até hoje.
Em 2013, a Cena foi autorizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) a abrir um curso Técnico Profissionalizante de Ator, que é o único de nível técnico voltado à formação de atores a ser realizado em instituição de ensino privada no Paraná.
Em 2015, foi criado o Grupo Empresarial Cena Hum. Desde esta data, foram constituídas três empresas, com atuações bem específicas no mercado cultural. Além da Academia Cena Hum, responsável por todas as atividades de ensino, surge a Produtora Cena Hum, que presta serviços no pungente mercado de produção cultural e sedia produções profissionais; e o Instituto Cena Hum, cujo objetivo é desenvolver projetos sociais e utilizar a arte como ferramenta de valorização, conscientização e transformação do ser humano.
Em 2019, a Cena abriu uma subsede, um estúdio dentro da academia Fitness Center, localizada na Avenida Sete de Setembro, no bairro Batel.
Se no início eram oferecidos apenas cursos de teatro, atualmente a Cena Hum oferta cursos que contemplam as quatro áreas das artes cênicas – circo, dança, canto e teatro – bem como áreas técnicas, como maquiagem, produção e iluminação. Desta forma, destaca-se como uma das mais importantes instituições de formação de profissionais para o mercado cultural. Conta ainda com intensa atividade de extensão, com a oferta de palestras, bate-papos, workshops e vivências que visam aprimorar a experiência dos alunos.