Obra é possível graças à tecnologia e à linguística. Iniciativa é assinada pela AlmapBBDO
Poucos sabem, mas, o músico e compositor Mozart não era o único talento de sua família. Maria Anna, sua irmã cinco anos mais velha, também era uma musicista admirável. Mas os costumes e padrões do século 18 a impediram de brilhar. Neste Mês da Mulher, a LG Electronics – empresa que tem como propósito ajudar as pessoas, através da tecnologia, a alcançarem todo seu potencial – conta a história brilhante de Maria Anna Mozart por meio de uma composição inédita.
Frases registradas em 66 cartas trocadas entre Maria Anna e Wolfgang Amadeus Mozart e 90 páginas de diário preservados no tempo viraram notas musicais. E pelas mãos da pianista Heloisa Fernandes se transformam agora numa melodia exclusiva, que expressa os sentimentos e a personalidade da artista que teve seu talento mascarado na história. Essa iniciativa só foi possível graças a união da tecnologia, do estudo da linguagem humana e de uma pianista talentosa. Uma ideia inédita da AlmapBBDO, que estreia sua primeira campanha para a LG, especificamente para a linha LG XBOOM GO, caixa de som portátil com tecnologia de áudio assinado pela Meridian.
VEJA TAMBÉM: Dia da Mulher movimenta mercado de palestras online
A LG, junto com a Almap, descobriu que, embora as composições de Maria Anna tivessem sido perdidas com o tempo, as cartas trocadas com seu irmão Mozart, bem como o diário, ainda existem. O acesso ao material foi o ponto de partida para a criação, com base nas correspondências, da primeira música da artista conhecida pelo público. Os textos, todos em alemão, foram analisados rigorosamente para que o tom da pronúncia fosse transformado em notas musicais que, por sua vez, foram arranjadas por Heloisa Fernandes.
A música, intitulada “Das Königreich Rücken” – um reino imaginário entre Maria Anna e Mozart, encontrado nas cartas – embala o filme da campanha, assinado pela produtora Belgrado. O desenvolvimento do método de conversão das cartas em música e a produção musical do projeto são da Supersonica. O vídeo tem veiculação no Facebook, Instagram e YouTube.
Assista:
[arve url=”https://youtu.be/AdlXDvPARQU” loop=”no” muted=”no” /]
“Em sua época, mulheres musicistas não eram aceitas. Para fazerem parte da sociedade elas não tinham outra escolha, a não ser cuidar da casa. Com essa campanha, criamos uma maneira de homenagear alguém que, como milhares de outras, precisou renunciar seu dom, seu talento, pelo simples fato de ser mulher. Agora vamos devolver ao menos este reconhecimento para ela. E nada mais genuíno do que uma empresa que entende o poder do som e da música para abraçar o Projeto Ms. Mozart”, comenta Beatriz Scheuer, diretora de planejamento da AlmapBBDO.
Para mais informações, acesse o site do projeto AQUI.
Ouça a música:
[arve url=”https://youtu.be/vKN7qBCKNMA” loop=”no” muted=”no” /]
Confira os bastidores: Vídeo 1 / Vídeo 2
Processo criativo e tecnológico
Cada nota musical tem uma frequência única determinada. A nota Dó, por exemplo, corresponde a frequência de 261,63 Hz, enquanto a nota Sol está em 392 Hz. Essa foi a lógica por trás da construção da música “Das Königreich Rücken”. Quando falamos, cada sílaba pronunciada tem uma frequência sonora próxima de uma nota musical, mas não necessariamente na frequência exata. É aí que, em parceria com a produtora de som Supersônica, a LG e a AlmapBBDO recorreram ao software Waves Tune, desenvolvido para captar e corrigir vocais e transformá-los em notas musicais.
Uma intérprete de alemão foi convidada para gravar a leitura das cartas e do diário de Maria Anna Mozart. Em seguida, o software traduziu esse material para notas musicais, aproximando as frequências. Se uma sílaba falada atingia 387 Hz, o software entendia que se tratava da nota Sol, pela frequência mais próxima.
Assim, um conjunto de frases selecionadas, transformadas em notas musicais, foram analisadas pela pianista Heloisa Fernandes, que as reorganizou no tempo e na sequência para compor uma peça de piano ao estilo da época. O resultado é uma partitura gravada na história.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.