A educação é uma categoria de trabalho não material, pois se caracteriza por produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, comportamento, crenças, costumes e habilidades
Marli Turetti Rabelo Andrade
A categoria trabalho, para o pensamento de Marx, é uma transformação da natureza em objetos úteis para o ser humano. Entretanto, por meio de trabalho o ser humano transforma a si mesmo, sendo que a educação é considerada um processo de trabalho, na produção e reprodução dos saberes, concretizando as ideias e objetivos em ação.
Como diria Saviani (2005), os aspectos do conhecimento exigem as propriedades da ciência, da ética e do simbolismo das artes. A educação, portanto, é uma categoria de trabalho não material, pois se caracteriza por produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, comportamento, crenças, costumes e habilidades.
VEJA TAMBÉM: Sebrae/PR abre inscrições para 2º Circuito On-line para a Educação
A educação está relacionada a cultura e ao entendimento da natureza humana, já que a humanidade e a educação, com seus elementos de altruísmo fortalece o papel da escola, que se ocupa da socialização de conteúdos e do fenômeno educativo. O saber está relacionado ao fenômeno grego do conhecimento, doxa é próprio do senso comum, sofia é próprio da experiência do cotidiano, e episteme é próprio do conhecimento científico. São três elementos, que fazem parte da educação e do trabalho do professor.
A educação, deste modo, se ocupa do saber sistematizado, que se expressa, no conhecimento científico. O trabalho do professor se estabelece na relevância dos objetivos, de construir cidadãos, capazes de conquistar os seus direitos sociais, e sua cidadania. A educação e o trabalho do professor se constituem dos fundamentos curriculares, das atividades planejadas e do compromisso com a qualidade do ensino e aprendizagem.
No entanto, a partir dos anos 90, o contato e a vivência com a crise estrutural do capital vêm evidenciando a dificuldade em satisfazer as necessidades humanas, dos alunos e dos professores.
A analogia entre trabalho e educação no arcabouço recente desse período histórico, que são reveladas nos modelos de produção e processo de trabalho por meio do avanço tecnológico, exige uma força de trabalho qualificada.
Apesar dos dilemas e controvérsias, a vida é cheia de sentido e emancipadora a partir do trabalho e a educação, que é um trabalho intelectual e fio condutor, que diz respeito à crise da sociedade do trabalho, repercutindo as mudanças do contexto social brasileiro.
Marli Turetti Rabelo Andrade é mestre em Educação e professora do curso de Licenciatura em Ciências da Religião, Área de Humanidades, do Centro Universitário Internacional UNINTER
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.