Percussionista, baterista e compositor Airto Moreira é um dos músicos brasileiros com maior sucesso entre os jazzistas americanos
Mestre da percussão com reconhecimento no jazz internacional, Airto Moreira participou da gravação do novo vídeo da Orquestra à Base de Sopro, que será divulgado no dia do aniversário do convidado, 5 de agosto, no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba, Facebook do Conservatório de MPB, Facebook da Capela Santa Maria e YouTube do ICAC.
A música escolhida para a apresentação foi “Misturada”, composição de Airto com arranjo de Davi Sartori e direção artística de Sérgio Albach. A música pioneira no estilo de samba em sete por oito foi lançada em 1967, no álbum do Quarteto Novo, grupo que o músico convidado tinha com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal.
“É um prazer trabalhar com Airto Moreira. Nós temos essa pérola morando na cidade e precisamos introduzi-lo à cena. Um gênio que merece nossa atenção”, comentou Sartori.
Do Brasil para o mundo
De Miles Davis a Cannonball Adderley, Chick Corea, Joe Zawinul, Mickey Hart, Wayne Shorter, Herbie Hancock e Stanley Clarke, o percussionista, baterista e compositor Airto Moreira foi um dos músicos brasileiros com maior sucesso entre os jazzistas americanos.
Natural de Santa Catarina, Airto mudou-se para Guarapuava com um ano de idade e, posteriormente, para Ponta Grossa, onde aprendeu canto, piano, violino, bandolim e teoria musical. Em 1956, mudou-se para Curitiba.
VEJA TAMBÉM: Festival Internacional de Percussão de Curitiba terá abertura com João Bosco e Mano a Mano Trio
Airto trabalha com vários artistas e grupos que remixam as suas músicas, tais como Frederic Galliano, Giles Peterson, Endemic Void, Justice, Ashley Beedle, Circadian Rhythms, Jimpster, Amon Tobin, and Max Breenen, entre outros.
Por três anos, foi professor no Departamento de Etnomusicologia da Ucla, onde abriu novos horizontes em termos de conceitos musicais e energia criativa. Seu álbum mais recente, “Life After That” foi lançado pela gravadora Narada Records em 2003.
Atualmente, divide seu tempo entre as gravações em estúdios, workshops e shows, criando novos projetos incluindo DVD Surrond Sound, bem como pesquisando novos materiais para futuras performances nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.