As vacinas serão aplicadas até o término dos estoques nas unidades de saúde
Com o término da campanha para o público prioritário, a vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população nesta segunda-feira, 3 de junho. A população pode procurar uma das 110 unidades de saúde de Curitiba para se vacinar, de segunda a sexta. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis neste link. Serão aplicadas vacinas somente até o fim dos estoques.
As pessoas do público prioritário que não tomaram a vacina continuam sendo vacinados também. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é para que esse público compareça aos postos para receber a dose. “A vacina é a melhor maneira de se prevenir, é um ato de proteção”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
A enfermeira Vera Rita Maia, da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde, ressalta que a gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério. Os sintomas são febre, tosse, dores no corpo e na garganta, fadiga e calafrio. “Além da vacina, é importante adotar outras medidas de prevenção, como a higienização das mãos, manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal. Ao tossir ou espirrar é preciso cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou com a dobra do cotovelo”, aconselha.