A alergia alimentar em cães e gatos pode causar desde coceiras até perda de pelos por todo o corpo
Por Jacqueline Felippetto
Hoje em dia, os animais de estimação são considerados como membros da família e é muito comum que eles estejam presentes na hora das refeições. Eles adoram ficar ali por perto, rodeando a mesa para tentar pegar um pedacinho do que as pessoas estão comendo. Mas, precisamos ter cuidado, pois alguns alimentos podem provocar alergia em cães e gatos.
Conheça alguns alimentos que podem causar essa alergia em cães e gatos:
- Leite
- Peixes
- Ovos
- Alimentos enlatados
- Trigo
- Soja
- Carne bovina
As raças de cães mais predispostas a desenvolverem a alergia alimentar são:
- Cocker Spaniel
- Lhasa Apso
- Labrador
- Schnauzer
- Sharpei
- Boxer
- Poodle
Geralmente, o animalzinho com alergia alimentar, também chamada de hipersensibilidade alimentar, apresenta prurido (coceira) na região da face como orelhas e ao redor dos olhos, mas também podem surgir eritemas, escoriações, descamação, alopecia (falta de pelo) em diversas partes corpo. Em gatos também é importante observar vômitos e diarreias frequentes, irritação e alopecia ao redor dos olhos.
Se você perceber qualquer uma dessas alterações no seu bichinho, precisa levá-lo para uma consulta para o médico veterinário fazer um diagnóstico preciso, pois existem outras doenças que causam sintomas parecidos com os da alergia alimentar.
Fique atento a esses sinais e muito cuidado com o alimento que você dá ao seu pet, ok?!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.