Choro das 3 apresenta show na Oficina de Música de Curitiba

O grupo paulista, formado por três irmãs e o pai, se apresenta na próxima quarta-feira, 23 de janeiro

Foto: Divulgação

Os fãs da boa música terão a oportunidade de conferir um show especial do Choro das 3 nesta quarta-feira, 23 de janeiro, em Curitiba. O grupo paulista, formado pelas irmãs Corina (flauta), Elisa (bandolim, clarinete) e Lia (violão sete cordas), além do pai Eduardo (pandeiro), é um dos mais importantes grupos de música instrumental da atualidade, aplaudido dentro e fora do Brasil.

As “meninas do choro”, como são mais conhecidas no cenário musical, sobem ao palco do Teatro do Paiol às 19h. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site Alô Ingressos.

A apresentação em Curitiba faz parte da programação da 36ª Oficina de Música. O evento, que reúne grandes apresentações populares e eruditas é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

As meninas apresentam em Curitiba o CD Viajantes, o mais novo trabalho do grupo. Já aplaudido nos Estados Unidos, Canadá e Caribe, durante a recente turnê internacional, Viajantes reúne 12 faixas inéditas que reúne diversidade, ritmo e sonoridade carregados de influências musicais vividas pelas meninas, dentro e fora do Brasil. “Em cada lugar, em cada país que passamos, vamos aprendendo novos sons e como as pessoas se relacionam com ele. Então, trouxemos neste CD um pouco das nossas experiências”, explica a flautista Corina, porta-voz do grupo.

Uma novidade nesse trabalho é que as meninas do Choro das 3, além de tocar, resolveram soltar a voz em duas faixas: Viajantes, composta por Elisa e Corina; e Modinha para Miracema, de Joca Moreno. O resultado é pura graça e talento. Como nos álbuns anteriores, Elisa também mostra suas composições, como Doce Fole, Baião de Luz e Dente de Leão. Outros músicos, parceiros do Choro das 3, também estão presentes como Paulo Fasanaro e Arnaldinho do Cavaco (Assim Fizemos Nós); Pacheco (Pra Você que Vem Chegando e Mirim), Joca Moreno (Choro das Meninas e Modinha para Miracema); Leroy Amêndola (Forró de um Baixo Só e Iolerê).

Para o Choro das 3, o show em Curitiba é mais uma oportunidade de reencontrar o público brasileiro, após três meses da turnê internacional que terminou no final do ano passado. Com carreira consagrada dentro e fora do Brasil, o Choro das 3 dedica-se a resgatar e divulgar a música brasileira, especialmente o choro, o mais autêntico gênero brasileiro.

O Teatro do Paiol fica na Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho. Você encontra mais informações e outras atrações da 36ª Oficina de Música de Curitiba neste link.

Sobre o Choro das 3
Em 16 anos de carreira, as “meninas do choro” cresceram e aperfeiçoaram a sonoridade, os arranjos e as composições, uma marca do grupo, que faz questão de gravar somente inéditas a cada novo trabalho, uma forma de renovar a música instrumental e atrair novo público. A base é sempre o choro, um dos mais importantes e sonoros gêneros do Brasil.

As “meninas do choro” eram crianças quando começaram a se interessar pela música instrumental. Corina, a irmã mais velha, puxou a fila, aos 8 anos, graças a influência de um CD de Altamiro Carrilho, que pertencia ao pai, Eduardo Roque. Ela conta, brincando, que ouviu esse CD até furar. Não demorou para que as irmãs Lia e Elisa, também se juntassem a ela e escolhessem seus instrumentos. A convivência com os músicos experientes nas rodas de choro em São Paulo, aos finais de semana, ajudou a amadurecer o interesse do jovem trio pelo choro, estilo que as consagrou dentro e fora do Brasil. Junto com o pai Eduardo estava ali formado o Choro das 3, em 2002.

O primeiro CD, Meu Brasil Brasileiro, veio em 2008 e foi gravado pela Som Livre, atraindo os holofotes para o trabalho produzido pelas meninas de Porto Feliz (cidade da região de Sorocaba, onde moram até hoje), repercutindo em todo o Brasil, em grandes shows, jornais e emissoras de televisão. Este primeiro disco garantiu ao Choro das 3 um importante prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como o “Melhor Grupo de Música Popular”, um reconhecimento inédito para um grupo de música instrumental no Brasil.

De lá para cá já foram dez CDs gravados, milhares de apresentações e projetos especiais, com shows, workshops e oficinas musicais, e uma dedicação especial para ultrapassar as fronteiras e divulgar a música brasileira para todo mundo: desde 2011, o trabalho do Choro das 3 é apresentado em turnês anuais pela Europa e Estados Unidos.

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img