Novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná em cartaz no Guairinha

Peça Papéis de Maria Dias tem apresentações de quinta a domingo, no Guairinha

Foto: Divulgação

Está em cartaz até o dia 9 dezembro, a edição 2018 do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) com a peça Papéis de Maria Dias, baseada na obra inédita de Luci Collin, com direção de Letícia Guimarães e Carolina Meinerz.
A montagem conta a história de cinco Marias com vidas comuns, uma cabeleireira e uma atriz, por exemplo, sem nenhum feito extraordinário. Essa aparente normalidade é confrontada com a trajetória de cinco homens célebres – um deles é André-Marie Ampère, cientista que estudou o eletromagnetismo. Essa dinâmica é usada para discutir temas como grandiosidade, criação e os dramas da existência comum.

Luci Collin explica que o romance tem três eixos principais. O primeiro discute a trajetória das cinco Marias, mulheres comuns, com vidas aparentemente banais. O segundo aborda cinco grandes cientistas homens, que, por seus feitos extraordinários, são reconhecidos através dos séculos e recebem homenagens – são nomes de montanhas na Lua, por exemplo. Por fim, há um demiurgo, um criador, que representa o artista e confronta os dois eixos questionando o que torna a vida “grandiosa”. “Elas têm uma condição meio patética de existência. Nos vemos como vivendo vidinhas, mas será que não somos grandes justamente por isso?”, questiona a autora.

Carolina e Letícia dividem a direção da peça e afirmam que o trabalho a seis mãos trará uma diversidade de olhares para o público. “Voltamos à poesia de pessoas simples, à beleza do existir em sua simplicidade. É um contraponto a esse mundo de construções midiáticas”, diz Letícia. Para Carolina, a grande discussão da história é onde está a grandiosidade da vida. “Como é o processo de elaboração dessas existências? Como elas surgem? Esse é o nosso questionamento”.

As sessões acontecem nas quintas, sextas e sábados, às 20h30 e aos domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). O Guairinha fica na Rua XV de Novembro, 971 – Centro. Mais informações no site www.teatroguaira.pr.gov.br.

Teatro de Comédia do Paraná
O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) foi reativado em 2016 e desde então já foram apresentadas as peças O Homem Desconfortável, de Edson Bueno com direção de Alexandre Reinecke, e Hoje é Dia de Rock, de José Vicente, com direção de Gabriel Villela.

Foi criado em 1963 com a finalidade de orientar e coordenar as atividades teatrais do Centro Cultural Teatro Guaíra. O primeiro diretor do grupo foi Cláudio Correa e Castro que montou Um Elefante no Caos, de Millôr Fernandes. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider, Sale Wolokita, Manuel Kobachuk, José Maria Santos e Joel de Oliveira.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img