As apresentações do Ônibus da Cultura acontecem a partir desta quarta-feira, 28 de novembro
Portão, Butiatuvinha, Mercês e Jardim das Américas. Este é o roteiro desta semana do Ônibus da Cultura, projeto itinerante que leva arte e diversão gratuitas para todos os bairros da cidade. A programação traz música, circo e teatro, em espetáculos para todas as idades e é totalmente gratuita.
A primeira parada acontece no Portão, em frente a Escola Municipal Papa João XXIII (R. Itacolomi, 700) na quarta-feira, 28 de novembro. Às 10h, acontece apresentação de música tradicional nórdica com o grupo Clan Mac Norse. Já às 14h, tem o musical “A História Musicada do Menino Sinhô Hermeto Pascoal”, com Aline Morena e Palhaço Propício. Os artistas contam e cantam a vida de um dos maiores instrumentistas da música brasileira, de forma leve e divertida.
Na sexta-feira, 30 de novembro, são duas paradas. A primeira acontece na APAE de Santa Felicidade (R. Orlando Peruci, 1472 – Butiatuvinha). O grupo Os Barbacas apresenta, às 9h, “O Melhor Espetáculo de Hoje”, com atrações circenses. Malabarismos, acrobacias e muito humor marcam a performance. Às 13h30, o ônibus Palco segue para as Mercês, na Escola Municipal Ana Hella (R. José Hella, 23), onde volta a apresentar “A História Musicada do Menino Sinhô Hermeto Pascoal”.
No Jardim das Américas, o ônibus estaciona às 10h30 do sábado, 1º de dezembro. As atrações acontecem na Praça Ryu Mizuno, na Rua Joaquim de Oliveira, esquina com Rua Sinke Ferreira. A primeira atração é o espetáculo “Menestrel Conta a Imigração do Paraná”, que celebra a diversidade cultural do estado através da história dos imigrantes. Às 13h, Os Barbacas levam ao bairro “O Melhor Espetáculo de Hoje”. Encerrado o programa, às 14h, o grupo CWBrass – Quinteto de Câmara de Metais, se apresenta. No repertório, músicas clássicas e populares em arranjos inovadores.
Sobre o Ônibus Palco
O Ônibus Palco faz parte do projeto Artes e Patrimônio – Ônibus da Cultura, que busca levar arte, cultura e história para os bairros curitibanos. Foram projetados dois veículos adaptados, o Ônibus Palco, voltado a apresentações folclóricas, dança e teatro, entre outros, e o Ônibus Museu, que apresenta conteúdo de museus de Curitiba e do mundo de maneira interativa. Este segundo passa pela fase final de montagem.
O projeto prevê dois anos de duração e é coordenado por Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, realizador do Artes e Patrimônio. Viabilizado através da Lei Rouanet, tem patrocínio master do Grupo J. Malucelli. Também é patrocinado pelas empresas Blount, Greca Asfaltos e Fertpar. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.