O público faz um passeio de bicicleta pelas ruas do centro de Curitiba enquanto ouve histórias do artista Cadu Cinelli
Neste fim de semana, 24 e 25 de novembro, acontece a sexta e última edição performance Percursos Afetivos, do artista carioca Cadu Cinelli, que conta histórias percorrendo de bicicleta as ruas de Curitiba. A atividade acontecerá a partir das 18h, em ambos os dias, com saída no parque Bacacheri e chegada na Praça das Nações, no Alto da XV.
Para participar, basta chegar de bicicleta. Quem não tiver uma ou não souber pedalar, pode emprestar uma bicicleta no local e também há quatro vagas para andar como carona. Nesse caso, é necessário fazer uma reserva pelo telefone (21) 98352-2492. O passeio acontecerá mesmo com chuva.
A duração do passeio é de 50 minutos. “Percursos Afetivos permite que a bicicleta se torne agente responsável em transportar o público, colocando-o ativamente dentro da performance, sendo meio e também ponto de perspectiva para a visão das histórias criadas. O trabalho também possibilita a discussão artística sobre o papel deste veículo e de sua relação com o meio externo, além da utilização e ocupação do espaço público”, argumenta Cadu Cinelli.
As histórias contadas durante o percurso, enquanto os ciclistas pedalam, são semificcionais, criadas pelo próprio performer Cadu Cinelli. Elas são narrativas urbanas construídas a partir de pesquisas sobre a história real dos lugares percorridos, da observação das pessoas que por ali vivem e das vivências e impressões do próprio artista. A paisagem ao longo do trajeto, durante as apresentações, recebe intervenções como projeções de imagens, palavras, iluminação, introdução de objetos e outras surpresas.