O tradicional bairro Santa Felicidade completa 140 anos com festividades durante todo o fim de semana
Santa Felicidade, o tradicional bairro gastronômico de Curitiba, está completando 140 anos da imigração italiana e da fundação do bairro, ocorrida em 1878, após a chegada das famílias que desembarcaram em Paranaguá e formaram a primeira colônia na região da capital. O nome de Santa Felicidade foi dado por Antônio Bandeira, proprietário da gleba de terra, que quis homenagear sua irmã, dona Felicidade Borges.
Para comemorar, entre os dias 23 e 25 de novembro, haverá muita festa de rua com barracas de comida italiana, músicas típicas e apresentações de danças folclóricas. A Avenida Manoel Ribas será fechada, especialmente, para receber a programação comemorativa, que contará também com atrações artísticas em um palco montado para o evento.
Na Igreja Matriz haverá missa nos dias 23 de novembro, às 19h, e dia 24 de novembro, às 18h. Já na Avenida Manoel Ribas, principal via do bairro. O Coral Italiano, o mais antigo de Curitiba (em atividade há mais de 70 anos) também fará uma apresentação especial em uma missa campal, no domingo, com música italiana e bandas locais ao palco principal. A missa será celebrada em dialeto vêneto, principal origem dos imigrantes. Também no domingo, haverá corrida e caminhada a partir das 8h.
Um mural alusivo ao movimento da imigração, pintado pelo artista Ferge, também será entregue pelo prefeito Rafael Greca à comunidade. A obra, confeccionada na Piazza de San Marco, na Via Vêneto, buscou ilustrar a trajetória dos imigrantes em Curitiba.
A festa dos 140 anos de Santa Felicidade está sendo realizada pela Prefeitura de Curitiba com apoio da Comissão Organizadora dos Festejos da Imigração Italiana 135/140 Anos, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (ACISF), Restaurante Madalosso e Casteval.
Atenção com o trânsito
Quem mora ou trabalha na região deve ficar atento à mudanças no trânsito nesta semana, por conta das festividades. O trecho da Avenida Manoel Ribas entre a Igreja Matriz e a Rua Madre Clélia Merloni estará fechado para veículos nos dias 23, 24 e 25 de novembro. O bloqueio é necessário porque será colocado um palco para apresentações artísticas.
Confira a programação completa da festa:
23 de novembro
19h – Santa Missa e 2º dia do tríduo na Igreja Matriz
19h30 – Entrega à Comunidade do Mural alusivo aos 140 Anos da Imigração Italiana na Piazza San Marco em frente ao terminal de Santa Felicidade
20h – Abertura oficial no palco principal com a presença de autoridades locais , o prefeito Rafael Greca e apoiadores
21h – Concerto lírico com Tenor Anderson Ombrellino a soprano Melina Souza Gapski e pianista Flavius Alberto Meschke
Local: Palco principal na Avenida Manoel Ribas
24 de novembro
11h às 21h30 – Atrações no palco principal
18h – Santa Missa e 3º tríduo na Igreja Matriz
25 de novembro
08h – Corrida da SMELJ
11h – Missa Solene Campal em Ação de Graças pelos 140 anos de Santa Felicidade no palco principal
12h às 16h – atrações no Palco Principal com participação do Coral Folclórico Italiano