Em um caminhão-teatro, o pianista Arthur Moreira Lima
e as crianças do MusicaR se apresentam na
Rua da Cidadania do Cajuru
O Pelé do Piano, como foi chamado pela crítica americana, o pianista brasileiro Arthur Moreira Lima faz uma apresentação gratuita, nesta terça-feira, 4 de setembro, às 19h, na Rua da Cidadania do Cajuru. A ação conta ainda com a participação de 34 crianças de sete a 15 anos, estudantes da Rede Municipal de Ensino e integrantes do MusicaR Cajuru e Boqueirão, projeto de musicalização nos bairros da Fundação Cultural de Curitiba.
O pianista, que tem lotado diversas salas de concertos pelo mundo, apresenta o programa “Um Piano pela Estrada” em um caminhão-teatro, iniciativa inédita no Brasil, que propõe a levar música de concerto a lugares e públicos mais distantes desse universo cultural. Arthur é ainda o criador, produtor e empresário de toda a ação, que junto com as crianças do Projeto MusicaR, fazem uma integração com a cultura da cidade.
“Estamos estudando músicas eruditas e populares, buscando fazer uma ponte com o programa que o Arthur vai apresentar. Duas obras eruditas, uma de Heitor Villa-Lobos e outra de folclórica Bela Bartók, estão entusiasmando as crianças, que estão estudando os compositores e assistindo vídeos. Para muitos será a primeira vez que assistirão um concerto de piano, por isso, para nós é uma grande felicidade poder estar ao lado desse grande músico”, explica Angela Sasse, coordenadora pedagogia do Programa MusicaR.
O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.
Saiba mais sobre Arthur Moreira Lima
Considerado uma das mais importantes personalidades da nossa cultura, Arthur Moreira Lima projetou-se internacionalmente no Concurso Chopin de Varsóvia. Foi premiado também nos Concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.
Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai.
A crítica mundial o considera um extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios à beleza da sua sonoridade e ao seu grande virtuosismo. A revista La Suisse chamou Moreira Lima “O Pelé do Piano”, a crítica americana elegeu sua gravação dos Noturnos de Chopin “o mais importante registro pianístico do ano”, e o famoso crítico londrino Dominic Gill do Financial Times escreveu: “Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar.”
SERVIÇO: Concerto gratuito com o pianista Arthur Moreira Lima e o projeto MusicaR
Data: 4 de setembro
Horário: 19h
Local: Rua da Cidadania do Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru
Entrada gratuita