Grupo formado por jovens foi criado para somar aos outros corais do Conservatório de MPB de Curitiba
Criado em 2017 para somar vozes ao Coral Brasileirinho, de crianças, e Vocal Brasileirão, de adultos, o Grupo Brasileiro está de aniversário. Com direção cênica de Milton Karam e direção musical de Helena Bel, ele é formado por jovens que sempre se apresentam cantando clássicos da MPB.
Atualmente, o grupo é composto pelas sopranos Cecília Carollo, Flavia Sarturi, Giulia Gaio, Júlia Oliveira e Maria Clara Moro; pelos contraltos Aldine Copetti, Ana Paula Parodi, Brianna Carmali, Cristina Martins e Luana Karam; pelos tenores Arthur Xavier e Igor Loureiro; e os barítonos Gabriel Vieira, Guilherme Poletto e Joaquim Costa.
“A energia que os jovens trazem ao grupo é intensa. Eles querem participar do trabalho, são mais críticos, ativos e geradores de ideias. Isso é visível tanto na qualidade musical do grupo, como na expressão artística”, comenta a diretora musical.
VEJA TAMBÉM: O Vento me Entrega Você: Jovem curitibano lança segundo single
O Grupo Brasileiro já realizou diversos projetos, entre os quais três espetáculos musicais: Pixains e Cabeludos (2017), Palavras (2018) e Mais Palavras (2019). Os shows foram apresentados em festivais e encontros, como Festival Lux Mundi – Arte Colaborativa, do Curso de Música Universidade Federal do Paraná, a Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba e a 38ª Semana Literário e Feira do Livro, também da UFPR.
“Esses cinco anos de grupo mostram o amadurecimento musical que esses jovens já têm. Não são marinheiros de primeira viagem, a maioria já esteve no Coral Brasileirinho e trouxe essa experiência para o Brasileiro”, afirma Helena Bel.
Do palcos para as telas
Com a pandemia, o Grupo Brasileiro seguiu a linha das produções digitais e realizou os videoclipes “A Violeira”, de Tom Jobim e Chico Buarque, “Meditação e Barato Total”, ambas de Gilberto Gi, e “Nós Amamos Tanto Aquela Luz”, um especial de Natal.
Os jovens também participaram de duas gravações em conjunto com os grupos do Conservatório de MPB de Curitiba: “Quando o Natal Chegar”, de Luiz Barcos e Carlos Levy, com integrantes do Coral Brasileirinho, e de uma grande produção em homenagem a João Lopes, ao lado de integrantes do Vocal Brasileirão e professores do Conservatório de MPB.