A depressão é uma doença recorrente na vida moderna que também afeta os cachorrinhos e gatinhos. A nossa Dra. Pet, Jacqueline Felippetto, explica como identificar os sintomas dessa doença nos bichinhos.
Por Jacqueline Felippetto
A depressão não é uma exclusividade dos seres humanos. Infelizmente, os bichinhos de estimação também podem sofrer desse mal da vida moderna. A doença geralmente é causada por solidão, perda de um ente querido, mudanças de casa ou rotina e nos casos dos gatos, até a simples mudança de posição de um móvel, além da falta de uma dieta balanceada. Por isso, é muito importante saber quais são os sinais da depressão, que acontecem, geralmente, por meio de mudanças de comportamento.
Gatos
– Isolamento;
– Falta de apetite;
– Recusa de alimento;
– Comportamento agressivo;
– Miados altos e frequentes;
– Tristeza profunda
Cães
– Isolamento;
– Não se interessa brincadeiras e nem de passeios;
– Diminui a alimentação ou para de se alimentar completamente;
– Automutilações, como morder excessivamente as patas e até o próprio rabo;
– Recusa de carinho;
– Agressividade
É primordial que você fique atento a essas mudanças de comportamento do seu pet e leve-o ao médico veterinário se perceber qualquer um desses sinais. Cada caso deve ser estudado com muito cuidado para se chegar a um diagnóstico preciso e realizar o tratamento adequado para melhorar a qualidade de vida do animalzinho.
Para evitar a depressão nos bichinhos, é importante sempre dar muito carinho e atenção para eles. Mas, se mesmo assim, os sintomas aparecerem, procure um médico veterinário!
Até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.