Espetáculos, roda de conversa e homenagens fazem parte da programação na reta final do evento
Até domingo (18/07), o público ainda pode assistir às apresentações virtuais da Semana de Canto Coral de Curitiba. São espetáculos, bate-papo e videomensagens de regentes e diretores artísticos do Brasil e exterior sobre a importância do cantar em grupo.
Para quem não conseguiu assistir as apresentações na última semana, todo o conteúdo continua disponível no YouTube do Curitiba Arte Icac, pelo qual também ocorrerão as últimas transmissões (confira a programação completa abaixo).
Indo além dos espetáculos, a educação musical também estará presente no sábado (17/07), por meio de um bate-papo com relevantes estudiosos da área, entre eles Lyn Williams, Maria Guinand e Enny Parejo. Também está prevista uma seleção de sete vídeos concertos de corais infantis, com presença de representantes da Austrália, Eslovênia e Venezuela.
VEJA TAMBÉM: Músico curitibano lança podcast sobre cultura
O encerramento acontece domingo (18/07), em dois distintos momentos. Uma homenagem ao patrono da Semana de Canto Coral, Henrique Morozowicz (1934-2008) mais conhecido como Henrique de Curitiba, que mostrará fotos de seu acervo pessoal, entre os anos de 1958 a 2002.
Compositor e professor, Henrique foi mestre em Composição pelo Ithaca College de New York, sob a orientação de Karel Husa. Seu catálogo ultrapassa uma centena de títulos. Dentre as obras estão peças para piano solo e música de câmara e orquestrais.
Logo em seguida, ainda terá a exibição de um vídeo-concerto da Camerata Antiqua de Curitiba com a participação de 82 coralistas representantes de coros convidados e solos da soprano Karolyne Liesenberg. A peça executada será “The Bridge”, que faz parte da obra Dreamweaver, do compositor Ola Gjeilo.
Após a execução, os músicos coralistas e instrumentistas farão uma homenagem póstuma a 34 regentes de coros brasileiros falecidos em 2020 e 2021, vítimas da covid-19 e de outras doenças.
A Semana de Canto Coral é uma promoção anual da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Prefeitura de Curitiba. Até a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecia na sala de concertos Capela Santa Maria, considerada a casa da Camerata Antiqua de Curitiba.
ÚLTIMOS DIAS DA SEMANA DE CANTO CORAL DE CURITIBA
*Transmissões gratuitas pelo YouTube do Curitiba Arte Icac
17 DE JULHO
Horário: 12h (meio-dia)
Apresentações
- The Sidney Children’s Choir (Austrália)
- Coral Infanto-juvenil EMM – Escola Municipal de Música / SP
- Coral Infantil UFRJ
- Programa MusicaR (PR)
- St Stanislav Girl’s Choir (Eslovênia)
- São Vicente A Cappella (RJ)
Horário: 19h
Apresentações
- Voces Veritas (Japão)
- We are Shofar (Quênia)
- Coral Ars Nova – UFMG
- Ex Cathedra (Reino Unido)
Horário: 19h30
Roda de Conversa
- IV – O Canto Coral na Educação Musical com a participação de Cristiane Alexandre (PR), Enny Parejo (SP), Lyn Williams (Austrália), Maria Guinand (Venezuela), Mara Campos (SP) – mediadora
18 DE JULHO
Horário: 12h (meio-dia)
Encerramento
- “Como é vasto o mundo…” – homenagem ao compositor Henrique de Curitiba (1934-2008)
- Encerramento da VI SCCHC com a CAC e representações de Coros participantes da Semana de Canto Coral. “The Bridge” (de “Dreamweaver”) do compositor Ola Gjeilo (1978)
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.