Histórias semificcionais de Curitiba são contadas em passeio de bicicleta

O público faz um passeio de bicicleta pelas ruas do centro de Curitiba enquanto ouve histórias do artista Cadu Cinelli

O passeio acontece pelas ruas da cidade em meio à histórias e intervenções artísticas. Foto: Doug Oliveira

Observar a cidade e as pessoas que nela vivem e transitam com um novo olhar, com uma nova escuta, a partir da perspectiva de um ciclista. Esse é um dos principais objetivos da performance Percursos Afetivos, do artista carioca Cadu Cinelli, que conta histórias percorrendo de bicicleta as ruas do centro de Curitiba. A atividade acontecerá nos dias 28 e 29 de julho, às 19h, com saída do Terminal Guadalupe.

A participação é gratuita, basta chegar de bicicleta. Quem não tiver uma, mas desejar participar do trajeto, pode emprestar uma no local de partida. Já quem não souber andar de bicicleta, há quatro vagas para andar como carona. Nesses dois casos, é necessário fazer uma reserva pelo telefone (21) 98352-2492. O passeio acontecerá mesmo com chuva.

O trajeto percorrerá ruas da região central e encerrará na Praça 19 de Dezembro (a famosa praça da mulher e homem nus). A duração do passeio é de 50 minutos. “Percursos Afetivos permite que a bicicleta se torne agente responsável em transportar o público, colocando-o ativamente dentro da performance, sendo meio e também ponto de perspectiva para a visão das histórias criadas. O trabalho também possibilita a discussão artística sobre o papel deste veículo e de sua relação com o meio externo, além da utilização e ocupação do espaço público”, argumenta Cadu Cinelli.

As histórias contadas durante o percurso, enquanto os ciclistas pedalam, são semificcionais, criadas pelo próprio performer Cadu Cinelli. Elas são narrativas urbanas construídas a partir de pesquisas sobre a história real dos lugares percorridos, da observação das pessoas que por ali vivem e das vivências e impressões do próprio artista.  A paisagem ao longo do trajeto, durante as apresentações, recebe intervenções como projeções de imagens, palavras, iluminação, introdução de objetos e outras surpresas.

A performance continuará sendo realizada até  novembro, sempre no último fim de semana de cada mês. Nos dias 25 e 26 de agosto, o ponto de partida será a Boca Maldita com chegada na Praça Rui Barbosa. Os demais ainda serão definidos.

SERVIÇO: Performance Percursos Afetivos com Cadu Cinelli
Data: 28 e 29 de julho
Horário: 19h
Local: Saída em frente à entrada do Santuário da Nossa Senhora de Guadalupe – Terminal Guadalupe
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita
Contato e empréstimo de bicicleta: (21) 98352 2492 ou pelo e-mail cecinelli@hotmail.com
O passeio acontece mesmo com chuva

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img