Educação, turismo e cultura fazem parte da programação da Semana de Língua Alemã

Programação terá diversas atividades gratuitas do Goethe-Institut Curitiba

A partir do próximo sábado (12/06), o Goethe-Institut Curitiba participa da Semana da Língua Alemã, que oferece ao público eventos on-line, gratuitos e em português, organizados pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em parceria com os consulados e instituições culturais parceiras por todo o Brasil.
Neste ano, o Goethe-Institut Curitiba apresenta leitura mediada de Bertolt Brecht, visita virtual à Alemanha, palestras sobre educação dual e carreira no exterior e aula experimental de alemão.
No primeiro dia do evento, às 17h, a palestra “Rumo à Alemanha” terá o jovem Hanchuk compartilhando sua trajetória para se estabelecer no exterior: planejamento, dificuldades, o que deu certo, entre outros desafios. A transmissão será pelo canal do YouTube Marcos Hanchuk e os participantes poderão fazer perguntas.
Já no dia 15 de junho, às 19h, a atração, por meio da plataforma Zoom, é “Bertolt Brecht – Vida, obra e poesia – Leitura mediada por Lilyan Souza”. Brecht, escritor, dramaturgo, diretor e encenador teatral, é destaque na literatura mundial e, a seu tempo, revolucionou a dramaturgia. A mediadora da leitura, Lilyan de Souza, radicada em Curitiba, é também escritora, contadora de histórias, atriz e produtora cultural. As inscrições gratuitas são pelo Sympla.
Um tour virtual será o evento do dia seguinte, 16 de junho, às 19h. “Paisagens e cidades da Alemanha: das montanhas aos museus” mostrará duas grandes costas alemãs do Mar do Norte e do Mar Báltico, as regiões montanhosas na borda dos Alpes e destinos pouco conhecidos por turistas, como pequenas cidades com atrações surpreendentes. A apresentação será feira por Katharina Bleher, mestranda bilateral do curso de Letras Alemão da UFPR e Universidade de Leipzig. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente pelo Sympla.
No dia 17 de junho, às 17h, será ministrada a palestra informativa “Formação Profissional Dual – um modelo alemão de formação no Brasil”. Desde 1982, o Colégio Humboldt, de São Paulo, oferece a “Formação Profissional Dual”, com duração de dois anos, que combina a teoria com a prática em empresas em que os estagiários passam por várias divisões ou departamentos sob a forma de “job rotation“. O curso oferece ainda a possibilidade de adquirir o certificado de “Fachhochschulreife“, porta de entrada para os estudos na Alemanha.

VEJA TAMBÉM: Banda curitibana Tuyo participa do Festival Atlas das Juventudes

O Colégio Humboldt oferece essa formação em parceria com a Confederação das Câmaras de Indústria e Comércio Alemãs (DIHK), a Câmara de Comércio no Exterior de São Paulo (AHK), o Consulado Geral da Alemanha e Empresas nacionais e multinacionais. Atualmente, estão disponíveis as formações Administração, Logística e Tecnologia da Informação. Para saber mais, é só se inscrever gratuitamente na palestra pelo Sympla.
Encerrando os eventos promovidos pelo Goethe-Institut Curitiba, no dia 18 de junho, às 18h, terá uma aula experimental de alemão. Mesmo quem não fala nada do idioma pode participar e verificar que o aprendizado da língua pode ser muito engajador e divertido, inclusive on-line, e já sair falando algumas palavras. As inscrições gratuitas também são pelo Sympla.
Toda essa programação e fr outras instituições estarão em breve disponíveis no site semanadalinguaalema.com.br.

PROGRAMAÇÃO DO GOETHE-INSTITUT CURITIBA NA SEMANA DE LÍNGUA ALEMÃ

Palestra “Rumo à Alemanha: Relato pessoal de Marcos Hanchuk sobre o início de sua carreira internacional”
Data: 12 de junho
Horário: 17h
Transmissão gratuita pelo canal do YouTube de Marcos Hanchuk
Bertolt Brecht – Vida, obra e poesia – Leitura mediada por Lilyan Souza
Data: 15 de junho
Horário: 19h
Evento pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição gratuita no Sympla
Tour virtual “Paisagens e cidades da Alemanha: das montanhas aos museus”
Data: 16 de junho
Horário: 19h
Evento virtual gratuito, mas é necessário fazer inscrição no Sympla
Palestra “Formação Profissional Dual – um modelo alemão de formação no Brasil”
Data: 17 de junho
Horário: 17h
Evento virtual gratuito, mas é necessário fazer inscrição no Sympla
Aula experimental de alemão 
Data: 18 de junho
Horário: 18h
Evento virtual gratuito, mas é necessário fazer inscrição no Sympla
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Festival de Outono em Curitiba tem entrada gratuita no Centro de Eventos, Parque Barigui com shows e gastronomia

Evento gratuito reúne música, dança, gastronomia e estandes para apresentar a diversidade dos 18 territórios turísticos do Paraná no...

Você pode gostar de:

spot_img