Vídeos celebram o aniversário de Curitiba, apresentam bandas da cidade e histórias de contos brasileiros
Com a abertura do Passeio Público, o Coreto Digital volta com a sua programação cultural. Durante abril, serão 35 vídeos por dia, homenagens a Curitiba, exposição virtual do fotógrafo Daniel Castellano e lançamento do Programa Música no Coreto e do projeto Caravana Cultural. As exibições no telão de 360º acontecem de forma rotativa, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
Muitas das gravações apresentadas comemoram o aniversário de 328 anos da cidade, que foi em 29 de março. Dois vídeos são do “Hino de Curitiba”, um executado pelo grupo de música erudita Camerata Antiqua de Curitiba e o outro com um coro de 30 crianças, alunas do Programa de Educação Musical nas Regionais, MusicaR.
Ainda dentro das homenagens, a Orquestra à Base de Corda toca “As Mocinhas da Cidade”, da dupla de música caipira Belarmino e Gabriela. Com os convidados Rui Graciano e Soraya Valente, filhos da dupla, o concerto ainda tem imagens de apresentações e bailes de época.
VEJA TAMBÉM: Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual
Para completar, a exposição virtual Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer mostra um pouco do trabalho autoral do fotógrafo Daniel Castellano. “São fotos antigas e recentes de araucárias e lugares da cidade resultantes das minhas andanças em busca da luz ideal”, resume o profissional. As fotografias receberam pequenas animações em detalhamentos/pontos específicos, o que movimenta o cenário.
Programa Música no Coreto
O programa é resultado de gravações realizadas com 35 bandas da cidade no Teatro do Paiol para divulgar a produção profissional de músicos autorais intérpretes e instrumentistas locais selecionados por edital, com curadoria de Fabio Elias, Glauco Sölter, Gustavo Moro, Junior Bier, Julião Boêmio e Lucas Melo.
São vídeos de 15 minutos cada. Neste primeiro mês apenas dez serão exibidos: Bananeira Brass Band, Bombaião, Celso Piratta e a Banda Provisória do Ahú, Emiliano Pereira Quarteto, J.A.C (Juri de Atitude Consciente), Luis Otávio e Joel Muller, Mandala Folk, Oswaldo Rios e Rogério Gulin, Rapha Moraes e Zarabatana.
Caravana Cultural
Com direção de Mauro Zanatta, serão exibidos dez episódios da Caravana Cultural, que apresenta casos e causos de forma lúdica e divertida, enaltecendo a produção literária popular, assim como a criatividade, engenhosidade e sabedoria do povo brasileiro. As artes do circo e do teatro são a raiz do projeto. Mais informações no site caravanacultural.com.
O Coreto Digital está localizado dentro do parque Passeio Público, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/nº, no Centro – o local não abre às segundas-feiras. A entrada é gratuita.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.