As inscrições para o minicurso sobre germanismos são gratuitas. A aula será ministrada em português
Quais palavras do vocabulário brasileiro e curitibano tiveram origem na língua alemã? Esse será o tema do minicurso: “Cuca, valsa, vina e outros germanismos no português brasileiro”, promovido pelo Goethe Institut-Curitiba, que acontecerá no dia 9 de novembro, às 19h, em ambiente on-line.
A professora Katharina Bleher, mestranda binacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela Universidade de Leipzig, da Alemanha, explicará sobre quais palavras que têm origem germânica. Entre elas alimentos, como cuca ou vina, até marcas de produtos e sobrenomes. Serão apresentadas histórias e curiosidades sobre a “viagem” dessas expressões para o português, assim como as diferentes variações de pronúncia encontradas entre os dois idiomas. Esse evento também abre o período de matrículas dos Cursos de Alemão oferecidos pelo Goethe-Institut Curitiba no próximo semestre.
VEJA TAMBÉM: Feira Estopim terá edição on-line com exposição virtual, oficinas e bate-papos gratuitos
A aula será ministrada em português. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla. Apenas é necessário ter mais de 14 anos para participar.
Desde julho, o Goethe-Institut Curitiba promove minicursos para a comunidade com o intuito de estimular a aprendizagem linguística e cultural do interessado na língua alemã. Os encontros são independentes, em ambiente on-line, e trazem temas diferentes a cada mês.
Selo Goethe-Institut de excelência
O Goethe-Institut Curitiba também realiza cooperações pedagógicas com instituições de ensino, oferecendo consultoria e suporte pedagógico. A aplicação de novas tecnologias é outra característica da instituição, que rapidamente utilizou ferramentas digitais para se adaptar ao momento de pandemia e passou a utilizar todos os seus acervos e recursos digitais para transferir aulas do ambiente físico para ambientes virtuais.
Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.
O endereço é Rua Reinaldino S. de Quadros, 33, mas o instituto está fechado para atendimento presencial. Mais informações pelo e-mail info-curitiba@goethe.de, pelo telefone (41) 3262-8244, com atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h ou no site www.goethe.de/curitiba.