A quarta edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz acontece no dia 26 de maio e tem entrada gratuita
No dia 26 de maio, o Museu Oscar Niemeyer recebe a quarta edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, que reunirá grandes nomes desses gêneros musicais. As apresentação ocorrem das 11h às 19h, no espaço do Parcão. A entrada é gratuita.
Entre os músicos que se apresentarão estão Stanley Jordan e Dudu Lima Trio, Hermeto Pascoal, Pepeu Gomes, Nuno Mindelis, O Bando, BB Seguros Jazz Band’s e Milk’n Blues. Além dos shows, também ocorrem atividades artísticas para crianças, como oficina de desenho e colagem e de malabares, pintura artística facial e escultura de balões, entre 11h às 16h.
O objetivo do evento é criar um dia para curtir com a família e os amigos. Para que isso se concretize, o show é realizado em local ao ar livre, com bons espaços para o convívio social, lounge com tomadas para carregar celular, no melhor espírito “música no parque”. O projeto é realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BB Seguros e realização da Marolo Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso.
Confira a programação completa:
11h00 BB Seguros Jazz Band
12h00 Milk’n Blues
13h10 O Bando
14h10 Nuno Mindelis
15h15 Pepeu Gomes
16h20 Hermeto Pascoal
17h40 Stanley Jordan e Dudu Lima Trio
Saiba mais sobre os artistas escalados:
Stanley Jordan
Músico americano conhecido por sua incrível técnica de tocar guitarra mostra repertório com composições próprias e covers personalizados. Ao lançar em 1985 o álbum “Magic Touch”, o guitarrista e compositor americano Stanley Jordan não só reativou o histórico selo de jazz Blue Note como também sacudiu o mundo do jazz, graças a sua peculiar técnica de tocar seu instrumento musical. Valendo-se das duas mãos no braço do instrumento, Jordan às vezes põe em ação até nove dedos de forma simultânea para “martelar” as notas, gerando assim sons personalizados que transcendem as limitações que alguns tentam criar para a música. Já gravou com artistas como Stanley Clarke, Kenny Rogers, Rebbie Jackson, Dionne Warwick, Novecento, Will Calhoun e Charnett Mofett, e participou de shows de bandas de rock como Dave Matthews Band, The String Cheese Incident, Moe e do músico Phil Lesh (da banda Grateful Dead).
Dudu Lima Trio
Dudu Lima (contrabaixista, compositor e arranjador), é um virtuoso instrumentista mineiro e destaque da música instrumental brasileira contemporânea. Seu grupo o Dudu Lima Trio, um dos mais respeitados grupos instrumentais em atividade no país, é formado por Dudu Lima (contrabaixo, arranjos e direção musical), Ricardo Itaborahy (piano, teclados e vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão), e com sua sonoridade inovadora tem encantado as plateias por onde passa de norte a sul do país. Em constante trabalho de pesquisa musical, o artista prepara-se para a gravação de seu próximo álbum, o DVD “Dudu Lima Trio – Som de Minas ao vivo”, e desenvolve o projeto especial onde mostra toda a sua versatibilidade: Dudu Lima Trio “In Blues”, especialmente criado para o “Ibitipoca Blues Festival”, um dos maiores Festivais do país.
Hermeto Pascoal
Conhecido como “o bruxo” ou “o mago”, o alagoano Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em 2018, completa 82 anos e continua a dançar e saltar no palco como um menino. Poli-instrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Junte-se aí teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, berrante e uma infinidade de instrumentos que toca ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém desde os anos 1970. Ao longo de sua carreira, já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.Como instrumentista, arranjador, improvisador e compositor, Hermeto criou conceitos como Música Universal, Cifragem Universal, Música da Aura, Música dos Ferros e Método do Corpo Presente. Com carreira que se iniciou em 1950, em Recife, no início dos anos 70 já ganhava fama Internacional ao participar do disco “Live–‐Evil” de Miles Davis,
Pepeu Gomes
Pepeu Gomes iniciou a carreira aos 14 anos, quando fugiu da casa dos pais em Salvador, na Bahia, para viver da música. Fez parte do movimento que revolucionou a música brasileira pós bossa nova, incluindo a guitarra elétrica na música brasileira, com o grupo Novos Baianos. Pepeu já foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria “world music“. Em sua carreira solo explora todo o seu potencial como instrumentista. Este trabalho torna explícitas suas influências, que passam do samba ao rock, do choro aos ritmos latinos e de muitos outros timbres e harmonias.
Nuno Mindelis
O guitarrista luso-brasileiro, nascido em Angola, mostra o seu blues consagrado, desta vez com pitadas da música do país de origem e do qual saiu exilado aos 17 anos. Uma nova fase permeará o seu próximo trabalho, atualmente em gestação e este show será uma oportunidade para conhecer um pouquinho do que virá por aí. Nuno é um dos mais conceituados guitarristas de blues do Brasil, reconhecido e respeitado internacionalmente.
O Bando
Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais onde pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll. O grupo mineiro O Bando apresenta o melhor do Blues, mesclando grandes sucessos a um repertório próprio. Os mineiros já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB), entre outros. O Bando tradicionalmente faz a abertura do Festival Música do Mundo, que está na 6ª edição.
BB Seguros Jazz
Formada especialmente para o projeto, traz o estilo das tradicionais street jazz bands para o Festival, com os músicos circulando entre o público. Entre as músicas do seu set list, estão incluídas “Ice cream” (H. Johnson, B. Moll, R.King), “Georgia on my mind” (Ray Charles) e “I’ ve found a new baby” (Ethel Waters).
SERVIÇO: 4ª Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz
Data: 26 de maio
Horário: a partir das 11h
Local: Parcão do Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Entrada gratuita