Série sobre confinamento na Globo, lançamentos da Netflix e músicas, live sobre acessibilidade com curitibanos e outras dicas culturais para esta próxima semana
Por Flávio Jayme
DICA DE FILMES E SÉRIES
Chega hoje à Netflix uma das superproduções do serviço de streaming que prometem agitar o mês de setembro: Away
A série de ficção coloca a vencedora do Oscar Hilary Swank como uma astronauta que parte em uma missão para Marte e precisa deixar a família na Terra. Junto com uma equipe multicultural, ela precisa cumprir sua missão com sucesso e enfrentar a saudade e os problemas à bordo para que possa voltar.
A série tem 10 episódios e pelo trailer já dá pra perceber que os investimentos em efeitos especiais (e no drama) foram pesados.
Quem gosta de quadrinhos, super-heróis e mistério tem um filme incrível para se deliciar na Netflix. Estreou na última semana o longa espanhol Origens Secretas
Misturando mistério policial com histórias de origens de super-heróis, o filme conta a saga de um policial que investiga uma série de assassinatos inspirados em HQs. Com a ajuda de um jovem geek dono de uma comic store, o policial vai precisar rever alguns de seus (pré)conceitos enquanto tenta desvendar a série de crimes em Madri.
Assista ao trailer abaixo
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=Dmii2JA9v4o” align=”center” /]
O quarto longa dirigido por Charlie Kaufman, mais conhecido como roteirista de filmes como Quero Ser John Malkovich (1999), Adaptação (2002) e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), Estou Pensando em Acabar com Tudo é uma das grandes apostas da Netflix na temporada de prêmios. Baseado no excêntrico livro de Iain Reid, o filme conta a história de uma mulher (Jessie Buckley), que viaja com seu namorado, Jake (Jesse Plemons) para conhecer seus sogros em uma fazenda. Mas tudo que ela consegue pensar é em terminar o relacionamento. O filme ainda tem Toni Collete no elenco.
O filme também chega hoje ao streaming. Veja o trailer abaixo
Estreia hoje em circuito nacional o premiado longa Alice Junior, do diretor Gil Baroni
Produzido pela Moro Filmes, o filme conta a história de Alice, uma adolescente trans que se muda com o pai do nordeste brasileiro para a fictícia cidade de Araucárias do Sul, no sul do Brasil. Alice vai enfrentar os costumes de uma cidade pequena e conservadora, além de dilemas escolares e da adolescência potencializados por conta de sua sexualidade.
O público curitibano terá a oportunidade de conferir em primeira mão a produção paranaense hoje às 20h, no espaço multicultural Planeta Drive-In Curitiba, implantado na Pedreira Paulo Leminski.
Estreia na próxima terça-feira, a série Amor e Sorte na rede Globo. Produzida inteiramente durante a quarentena, a série, que terá quatro episódios, vai trazer histórias de famílias e relacionamentos confinadas por conta do coronavírus.
Criada pelo diretor Jorge Furtado, Amor e Sorte tem no elenco nomes de peso como em histórias que conversam com nosso momento atual:
• Lázaro Ramos e Taís Araújo retratam um casal confinado que, ao divergir sobre uma questão ideológica, chega a uma grande discussão matrimonial turbinada pelos nervos à flor da pele.
• Caio Blat e Luisa Arraes fala sobre um relacionamento que começa exatamente quando as pessoas precisam entrar em confinamento.
• Emilio Dantas e Fabiula Nascimento protagonizam a história de um casal que caminha para o divórcio quando o isolamento começa.
• Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, interpretando mãe e filha que precisam lidar com o isolamento e seus fantasmas do passado.
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro já contaram em diversas entrevistas que transformaram a própria casa onde estão “confinadas” em estúdio e colocaram todos da família para participar da produção. Toda a série foi gravada à distância e os episódios tiveram produção também dos próprios atores participantes. Amor e Sorte estreia terça-feira na Rede Globo.
DICA DE MÚSICA
Em show intimista criado especialmente para o período de isolamento, a cantora Marina de la Riva se apresenta da sala da sua casa, nesta sexta-feira (04/9), às 19h, no YouTube do Sesc SP
Com sua forte característica e identidade herdadas da mistura entre Cuba e Brasil, Marina apresenta canções que são parte de sua carreira e algumas “intuições” da quarentena. Seu primeiro disco, de 2007, foi sucesso de público e crítica, e conquistou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) daquele ano. Marina já lançou dois álbuns de estúdio, um ao vivo e um DVD. A cantora participou de shows com a Orquestra Imperial, Andreas Kisser, Davi Moraes, Michael Franti, Nina Becker, Flávio Venturini, Clara Moreno e Maria Rita. O show tem participação do músico Wesley Vasconcelos (violão sete cordas).
Assista a um clipe de Marina la Riva com o Lulu Santos
[arve url=”https://youtu.be/7_0BEU2MZJ4″ align=”center” /]
O cantor britânico que atende pelo nome de Novo Amor lançou hoje seu novo single, If We’re Being Honest, que fará parte de seu próximo álbum, Cannot Be, Whatsoever, a ser lançado dia 6 de novembro.
Novo Amor é o nome artístico de Ali Lacey, que estreou no mundo musical em 2018 com o delicioso álbum Birthplace.
Assista ao clipe de If We’re Being Honest
[arve url=”https://youtu.be/zgnc4mu84M4″ align=”center” /]
Enquanto esperamos pela nova versão de Mulan, que chegará ao Brasil em dezembro no Disney+ Brasil, podemos nos emocionar com a nova leitura de Reflection, a música de Christina Aguilera feita para a animação e que agora chega com nova cara para o novo filme.
Veja o clipe com cenas do filme
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=RNprQYHenNI” align=”center” /]
LIVES E PODCASTS DO PAUSA DRAMÁTICA
Na terça-feira às 19h30, o livecast JACCU – Jornalistas Autônomos Culturais de Curitiba traz um papo sobre a produção audiovisual em Curitiba. Na live, eu me junto a Abonico Smith e Janaina Monteiro (ambos do site Mondo Bacana) e Marden Machado (do Cinemarden) para uma live no canal do Pausa Dramática no YouTube falando de cinema e cultura pop.
Esta semana os jornalistas falam de acessibilidade com a atriz curitibana Dani Haloten e o humorista do grupo Tesão Piá, Fagner Zadra. No dia seguinte, a live é disponibilizada como podcast em todos os agregadores de áudio a partir das 19h.
O JACCU agora também tem uma newsletter pra você assinar e receber no seu e-mail as novidades culturais de Curitiba. O informativo ainda terá parcerias com diversos estabelecimentos da cidade oferecendo descontos e muito mais. Para se cadastrar é só clicar AQUI.
E na quinta-feira tem mais um episódio do Nem te conto! O podcast do Pausa Dramática cheio de histórias pra contar. Com a participação de Barbara Hady, Renato Teixeira, Ricardo Pereira e Wemerson Damasio, eu comando um time LGBT em um bate-papo onde compartilhamos nossas histórias sobre diversos temas. A cada episódio um assunto diferente é abordado em um podcast gravado remotamente com integrantes em Curitiba, Brasília e São Paulo. Esta semana o tema é “HOBBIES E TALENTOS OCULTOS”.
O Nem te conto! também estará disponível em todos os agregadores de áudio todas as quintas, a partir das 19h.
A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena. Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA