Cães e gatos podem conviver harmonicamente em uma mesma casa, apenas é preciso uma fase de adaptação em alguns casos
Por Jacqueline Felippetto
Muitos tutores de pets me perguntam se cães e gatos são inimigos, existem muitas dúvidas sobre esse assunto. Inclusive, diversos desenhos animados mostram essa inimizade entre eles, mas eu posso garantir que isso é um mito. Eu conheço diversos lares onde ambos convivem muito bem e ainda não se desgrudam.
Cães e gatos podem conviver harmonicamente em uma mesma casa – claro que, em alguns casos, precisa haver uma adaptação antes. É importante estimular a convivência o mais cedo possível. Se os cães e gatos forem filhotes, fica mais fácil essa adaptação.
É necessário muita paciência em diversos situação, pois pode acontecer de existir muitos ciúmes entre eles. Alguns pets são territorialistas demais e não tem o costume de ceder seu espaço tão facilmente para outros animais. Quando a situação fica complicada demais entre eles é indicado também a ajuda de um profissional especialista em comportamento animal. Afinal de contas, ninguém quer se desfazer de um animalzinho por causa do estresse entre eles, não é mesmo?
E segue uma dica mais que especial: sempre que puder, adote um bichinho!
Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.