Live com clássicos do Paralamas do Sucesso, filmes do Tim Burton disponíveis no streaming, série para maratonar e outras dicas culturais para esta próxima semana
Por Flávio Jayme
DICA DE FILMES E SÉRIES
Esta semana um dos diretores mais conhecidos do cinema americano completou 62 anos. Em 35 anos de carreira, Tim Burton já dirigiu inúmeros filmes de fantasia, sempre com toques muito característico e muitas vezes ao lado de Johnny Depp.
Ele ainda concorreu duas vezes ao Oscar de melhor animação, com A Noiva Cadáver e Frankenweenie. Para comemorar o aniversário, listei todos os filmes de Burton pra você assistir em streaming e quem sabe até fazer uma maratona:
• As Grandes Aventuras de Pee-Wee: Disponível na HBO Go e Apple TV
• Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem: Disponível na Apple TV, Google Play e Microsoft Store
• Batman e Batman O Retorno: Disponível na Apple TV, Google Play, HBO Go e Microsoft Store
• Edward Mãos de Tesoura: Disponível na Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft Store
• Ed Wood: Disponível na Telecine Play e Google Play
• Marte Ataca!: Disponível na Apple TV, HBO Go, Looke e Microsoft Store
• A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça: Disponível na Netflix, Amazon Prime, Apple TV, Google Play e Microsoft Store
• Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas: Disponível na Netflix, Google Play e Microsoft Store
• A Fantástica Fábrica de Chocolates: Disponível na Netflix, Apple TV, Google Play e Looke
• A Noiva Cadáver: Disponível na Netflix, Apple TV, Google Play e Microsoft Store
• Sweeney Todd: Disponível na Globo Play e Apple TV
• Alice no País das Maravilhas: Disponível na Apple TV, Google Play, Amazon Prime, Looke e Microsoft Store
• Sombras da Noite: Disponível na Apple TV, Google Play, Looke e HBO Go
• Frankenweenie: Disponível na Apple TV, Google Play e Microsoft Store
• Grandes Olhos: Disponível na Globo Play
• O Lar das Crianças Peculiares: Disponível na Apple TV, Google Play, Looke, Telecine Play e Microsoft Store
• Dumbo: Disponível na Apple TV, Google Play, Amazon Prime e Microsoft Store
Quem também fez aniversário esta semana foi o astro Sean Connery, que completou 90 anos na última terça-feira. Diversos dos seus filmes podem ser encontrados em streaming, inclusive muitas das suas encarnações de James Bond. Veja algumas sugestões abaixo:
• 007: Diversos filmes do espião mais famoso do mundo estrelados por Sean Connery estão disponíveis em serviços como Apple TV e Google Play
• Os Intocáveis (Connery venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante: Disponível no Telecine Play, Google Play e Microsoft Store
• A Rocha: Disponível na Google Play e Telecine Play
• Indiana Jones e a Última Cruzada: Disponível na Apple TV, Google Play, Microsoft Store, Netflix e Telecine Play
• A Liga Extraordinária: Disponível na Apple TV, Google Play e Microsoft Store
• Os Vingadores (não confundir com os filmes da Marvel): Disponível na HBO Go
E pra quem gosta de terror, um dos melhores filmes do gênero acaba de chegar na Amazon Prime: A Bruxa de Blair.
O longa, responsável pela invenção do “found footage” no cinema e talvez o primeiro caso de viralização de filme na internet (na época todos compartilhavam supostas notícias reais sobre os desaparecimentos do filme, criando uma aura de fantasia X realidade), mudou o cinema de terror para sempre e permanece como um dos filmes mais assustadores do cinema moderno, rendendo arrepios e pesadelos mesmo quando revisto pela enésima vez e mais de 20 anos depois de seu lançamento.
DICA DE SÉRIE
Se você está procurando uma série nova para maratonar, minha sugestão esta semana é a série Glitch, da Netflix
A produção, original da Netflix Austrália, tem 3 temporadas recheadas de mistério e suspense. Na história, acompanhamos um policial de uma pequena cidade australiana que se depara com um mistério aparentemente sem solução: em uma madrugada sete mortos saem de seus túmulos e voltam à vida. Mas não como zumbis ou algo do gênero. Voltam como pessoas normais que nem se lembram de terem morrido. E alguns já morreram há mais de 100 anos. Todos voltam com aparência saudável como se nada tivesse acontecido e sem lembranças do passado e de como morreram.
DICA DE MÚSICA
Finalmente está entre nós o disco Club Future Nostalgia da cantora britânica Dua Lipa
Trazendo os remixes das 11 faixas de Future Nostalgia e participações de gente como Madonna (no remix de “Levitating”, lançado dia 13), Gwen Stefani e Mark Ronson, o álbum segue a carreira de sucesso da cantora que já emplacou 5 singles do disco nas paradas.
Definido pela Warner Records como uma mistura de house dos anos 1990 e pop de 2020, com respingos de soul dos anos 1980 Club Future Nostalgia promete repetir o sucesso do álbum original e turbinar ainda mais a onda de “disco-oitentista” que vem sendo trazida à tona por diversas artistas, como Kylie Minogue e Miley Cyrus. Ouça o disco no Spotify.
Já que falamos de vibe disco-oitentista, quem também entrou nessa onda foi o produtor e DJ brasileiro Bruno Martini, que lançou esta semana ao lado de IZA e Timbaland a ótima “Bend the Knee”, que entrou de cabeça no estilo.
Primeiro single de seu primeiro disco solo, “Original”, que chega em outubro, a faixa é dançante e contagiante. Entre as dezenas de singles de sucesso da carreira de Bruno, também está a ensolarada “Sun Goes Down” (feat Isadora), hoje com mais de 70 milhões de streams no Spotify e mais de 25 milhões de views de seu clipe; e “Never Let Me Go”, também ao lado de Alok e Zeeba, que soma atualmente mais de 154 milhões de plays no Spotify e possui mais de 62 milhões de visualizações de seu videoclipe.
Assista ao clipe de “Bend The Knee”
[arve url=”https://youtu.be/9UPGGgKoir8″ align=”center” /]
Neste sábado, tem a esperada live do grupo Paralamas do Sucesso
A partir das 20h o trio formado por Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) realizará seu primeiro show online, apresentando o espetáculo inédito “Paralamas Clássicos”. O repertório passará pelas quatro décadas de carreira do grupo, destacando os grandes clássicos desta trajetória, como “Aonde Quer Que Eu Vá”, “Meu Erro”, “Óculos”, “Lanterna dos Afogados”, “Alagados”, “Cuide bem do seu Amor”, entre outros, além de músicas do mais recente trabalho da banda, como “Sinais do Sim”.
A live é neste sábado, dia 29, à partir das 20h, pelo canal oficial da banda no YouTube.
Lives e podcasts do Pausa Dramática
Segunda-feira dia 31 estreia o projeto Reunião de Pauta Ao Vivo no Instagram do @pausadramatica. Eu me junto ao jornalista Léo Francisco e o youtuber Ricardo pereira à partir das 19h pra comentar as principais notícias culturais da semana.
Na terça-feira, às 19h30, o livecast JACCU – Jornalistas Autônomos Culturais de Curitiba traz um papo sobre a produção audiovisual em Curitiba. Na live eu me junto a Abonico Smith e Janaina Monteiro (ambos do site Mondo Bacana) e Marden Machado (do Cinemarden) para uma live no canal do Pausa Dramática no YouTube falando de cinema e cultura pop. Esta semana o tema é “Quadrinhos em Curitiba”, com a participação de Fabrizio Andriani e Mitie Taketani. No dia seguinte, a live é disponibilizada como podcast em todos os agregadores de áudio a partir das 19h.
E na quinta-feira tem mais um episódio do Nem te conto! – o podcast do Pausa Dramática cheio de histórias pra contar. Com a participação de Barbara Hady, Renato Teixeira, Ricardo Pereira e Wemerson Damasio, eu comando um time LGBT em um bate-papo onde compartilhamos nossas histórias sobre diversos temas. A cada episódio um assunto diferente é abordado em um podcast gravado remotamente com integrantes em Curitiba, Brasília e São Paulo. Esta semana o tema é “VIAGENS”.
O Nem te Conto! também está disponível em todos os agregadores de áudio todas as quintas, a partir das 19h.
A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena. Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA