Dra. Pet: Saiba como denunciar maus tratos a animais

Maltratar animais é crime previsto em lei. A denúncia é fundamental para proteger e salvar as vida de bichos que estão sofrendo abusos

Por Jacqueline Felippetto
Os maus tratos aos animais são uma triste realidade não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Eles sofrem inúmeras atrocidades causadas pela espécie humana, que deveria protegê-los e respeitá-los, mas que não faz isso em muitos casos.
Os animais não têm a capacidade de se defender perante a lei e a única forma de protegê-los é a denúncia. Maltratar animais é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal dos Crimes Ambientais 9.605/98. E uma pessoa que é cruel com um animal com certeza representa um perigo para a sociedade também.
A denúncia é importantíssima para salvar a vida de um animal que está sofrendo maus tratos. Gravações e imagens são primordiais para provar esse tipo de situação, sendo que hoje em dia é mais fácil fazer esse tipo registro – se tiver testemunha é melhor ainda.
Em geral, estas situação são consideradas maus tratos, principalmente com cães e gatos:

  • Manter o animal em local sujo, sem ventilação ou em que ele não possa se movimentar
  • Ferir, bater ou mutilar e até mesmo deixar o animalzinho exposto ao sol por longos períodos e abandonado também é um caso grave e, nessas situações, a denúncia é importante
  • Deixar sem tratamento veterinário sempre que o animalzinho necessite, causando sofrimento, além de deixar sem água e sem alimento

Ainda vemos cães e gatos sendo abandonados nas ruas, em casas e em terrenos. Mas, em condomínios também é importante ficar atento, pois muitos cães ficam trancados por horas, o dia inteiro sozinhos, o que causa um estresse neles. No desespero, ficam latindo e arranhando as portas. Nesses casos, o registro dessa situação através de gravação deve ser levado ao síndico para que seja tomada a devida providência.
Infelizmente, também existem algumas pessoas que descontam a sua raiva nos animaizinhos, causando danos irreversíveis na vida deles. Isso é covardia e crueldade e teria que ter penas mais graves para esse tipo de crime.
Aqui, no Paraná, temos o Delegado Matheus Laiola, que está realizando um excelente trabalho no que se refere aos maus tratos aos animais, sendo referência Brasil, através da Delegacia do Meio Ambiente.

Saiba onde você pode denunciar

Em todo o estado do Paraná

Em Curitiba

  • Central 156
  • Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente
    Telefone: (41) 3251-6200
    Rua Erasto Gaertner, 1261 – Bacacheri
    E-mail: dpma@pc.pr.gov.br

Em todo o Brasil

  • Ibama
    Telefone: 0800 61 8080 (segunda à sexta, das 7h às 19h)
    Chat neste link (segunda à sexta, das 7h às 19h)

Lembrando que em outros estados você sempre pode procurar a Delegacia de Polícia Civil Especializada ou mais próxima, a Promotoria do Meio Ambiente ou as Secretarias Municipais do Meio Ambiente.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
 
Jacqueline Felippetto
 
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.
 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img