UFPR oferece conteúdos culturais gratuitos em suas redes sociais, como exposições on-line, vídeos de projetos de dança, playlists de bandas locais, entre outros
Para ajudar a levar cultura à população, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está oferecendo acesso on-line a conteúdos culturais gratuitos das áreas de artes, música e dança. “Nas manifestações artísticas, construímos uma identidade enquanto sujeito, enquanto grupo, e isso provoca uma profunda repercussão na vida das pessoas”, explica a pesquisadora Stephanie Dahn Batista, professora do Departamento de Artes e vice-diretora do Sacod da UFPR.
Para Patricia Salles, produtora cultural do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR, a arte pode ser uma válvula de escape nos tempos de isolamento social. “Os artistas podem manter este contato, estando mais próximo virtualmente do seu público mostrando e divulgando as suas produções e estreitando este vínculo. Já o espectador ganha com a possibilidade de conhecer novas áreas artísticas ou se aprofundar nos temas que já tem afinidade”, afirma.
A pesquisadora e psicóloga Lidia Weber, do Departamento de Psicologia e Setor de Educação da UFPR, explica que a arte está intimamente ligada aos sentidos, formas, cores e sons que trazem satisfação. “Arte e cultura promovem relacionamento e aproximam pessoas e comunidades. Atuam no sentido de dar significado a conceitos humanos de cada dia. A arte é essencial para a saúde do ser humano. Por isso existem tantas formas de terapias com arte, música, dança, teatro, poesia etc”, afirma.
VEJA TAMBÉM: National Geographic lança plataforma educativa gratuita
Confira abaixo algumas das produções que a UFPR disponibiliza on-line para o público durante o período de isolamento social. Outras informações sobre a programação cultural também são disponibilizadas na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR no Instagram e no Facebook.
Museus e exposições
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) e o Museu de Arte da UFPR (MusA) promoveram a campanha do “Abril indígena” da Universidade, disponibilizando materiais on-line sobre a influência dessa cultura na Universidade e na sociedade. Para saber mais sobre o “Abril indígena”, clique aqui.
Além disso, o MusA está publicando peças do catálogo em sua página do Facebook. Os posts mostram obras e peças que passaram pelo Museu, além de posts sobre a história das exposições e o acervo do MusA.
Música
Professores do curso de Música da UFPR se reuniram para criar a série “Falando de Música”. O conteúdo é disponibilizado por meio de live stream no YouTube. Os bate-papos são oferecidos para qualquer um que tiver interesse em aprender um pouco mais sobre música.
Outra ação é o programa Som e Prosa, produção da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR em parceria com a UFPR TV. A série dá visibilidade e conta sobre a trajetória de bandas locais. Para conferir, clique aqui.
Dança
O projeto Téssera (Companhia de Dança da UFPR), que existe desde 1981, está usando suas redes sociais para publicar conteúdo sobre a história do projeto, registros de apresentações e outras coreografias.
Artes visuais
Os professores do curso de Artes Visuais montaram um caderno para manter os estudantes informados e contribuir também para a comunidade externa. Para acessar o Caderno Artes Visuais UFPR, clique aqui.
Além disso, neste link está disponível a playlist do Estado da Arte, programa da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR em parceria com a UFPR TV, que busca aprofundar as questões culturais que fazem parte da Universidade e também de Curitiba, sempre com um olhar simpático e muita leveza.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!