Centro Juvenil de Artes propõe atividades à distância para os alunos e em breve para a população em geral
O Centro Juvenil de Artes (CJAP) suspendeu as aulas presenciais desde o dia 20 de março, atendendo ao decreto estadual nº 4.230. Desde então, os professores iniciaram seus trabalhos de forma remota para contribuir com os alunos durante o isolamento social. Uma das ações é a sugestão de atividades artísticas, com foco na oficina em que o aluno estava matriculado.
Para a psicóloga da instituição, Ana Lúcia Canetti, “esse momento de recolhimento pode causar muita ansiedade diante de uma rotina modificada em cada casa, das incertezas no andamento de nossas atividades e trabalhos, de perdas e mortes. Por isso, vamos propor alguns projetos que possam ser realizados à distância, mantendo nosso papel enquanto um centro cultural público que acredita que a arte pode ser uma forma de ampliar a vida e suas possibilidades”, explica Ana, que além da formação em psicologia pela UFPR também é licenciada em Artes Visuais pela Unespar.
Exposição Virtual
Outra ação que está em andamento é uma exposição virtual dos trabalhos dos alunos realizados em 2019, baseados em estudos das obras de artistas paranaenses. As obras, que são desenhos, pinturas, esculturas, entre outras, serão exibias em uma galeria virtual no site e nas redes sociais.
Com base no resultado desse contato entre os professores, pais e alunos , o Setor Educativo irá propor conteúdos de arte para o público em geral e disponibilizar esses materiais no site e redes sociais. Também oferecerá dicas com orientações da psicóloga para lidar com esse momento singular da vida de todos. “Entendemos que o campo das artes, da cultura e da educação é fundamental neste momento, para que nossos jovens e crianças possam reinventar saídas, estarem sensíveis aos outros e ao mundo, construindo relações mais humanas no futuro”, conclui Ana.
Acesse o Centro Juvenil de Artes aqui.