Há vida além da Netflix. Entre um livro e uma série você pode dar uma esticadinha e viajar pelos museus e cidades históricas brasileiras
Como assim viajar em plena crise do coronavírus? Que site irresponsável é esse? Calma, o Curitiba de Graça respeita e valoriza as medidas de segurança para que possamos vencer mais essa batalha que atormenta o nosso país. Por isso, estamos sugerindo algumas opções de divertimento disponíveis aqui mesmo no seu PC, no seu smartphone, quem sabe naquele livro empoeirado na sua estante… A dica da vez é um portal de visitas virtuais pela história do Brasil.
O projeto Era Virtual foi criado em 2008 com o objetivo de divulgar e promover o patrimônio cultural brasileiro. Sua primeira iniciativa abordou a criação de visitações virtuais a museus brasileiros e seus acervos. Em 2013, o projeto evoluiu também para os parques nacionais e cidades com sítios considerados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Museus, cidades e exposições
Hoje, no site, que está ativo porém parece ter parado com novas atividades desde 2015, estão disponíveis 24 museus, além de exposições específicas e tours em cidades históricas. Como o projeto é mineiro, grande parte do conteúdo contempla o estado de Minas Gerais, porém, é possível visitar instituições de outros estados, como o Museu da Memória Republicana no Rio de Janeiro, a Casa de Cora Coralina em Goiás e o Museu Nacional do Mar em Santa Catarina, por exemplo.
VEJA TAMBÉM: Museu Oscar Niemeyer tem site para visitas virtuais
Entre as exposições o destaque é para o projeto Biomas do Brasil, ação de divulgação da biodiversidade brasileira junto à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012. Uma viagem no tempo e uma aula de geografia.
Quer conhecer as florestas brasileiras? Dar uma voltinha pela cidade de Ouro Preto e visitar suas lindas igrejas e museus? Ou prefere ir ao Rio de Janeiro saber mais sobre a história da República. As opções são muitas. Então, sem desculpas para a diversão.
Acesse o www.eravirtual.org e dê uma voltinha pelo Brasil sem sair de casa e com toda a segurança que precisamos em tempos de coronavírus.