Moradores do bairro Água Verde poderão discutir soluções para segurança e aproveitar atrações culturais
Neste próximo sábado, 14 de março, o bairro Água Verde receberá um evento do projeto Cidade Ecoa, que promoverá uma roda de conversa sobre segurança pública e atrações gastronômicas e culturais, das 15h às 18h30, com entrada gratuita.
O objetivo é identificar o que os moradores sentem sobre a segurança no bairro para produzir um estudo, que será utilizado pela incorporadora para desenvolver medidas capazes de afetar positivamente a vida de quem mora no bairro. O debate, que será das 16h30 às 18h30, terá a presença da a urbanista Laís Leão, da parceira InCities, que fará a mediação da conversa, permitindo que as pessoas contem quais são os problemas e o que gera insegurança.
Leão aponta que a ideia do evento é criar uma conexão entre as moradoras e moradores do Água Verde. “Neste momento pretendemos colaborar com o desenvolvimento de um senso de comunidade mais profundo, de forma que possamos cocriar soluções de segurança urbana diferentes do senso comum, com base na integração comunitária”, conta.
O evento acontece na rua Mato Grosso, 805, na região que será impactada pelo primeiro empreendimento da Weefor no bairro, na esquina das ruas Pará e Mato Grosso.
Outras ações ainda serão realizadas no bairro dentro desse projeto. Na programação do mês de março está prevista ainda uma auditoria de segurança pública somente para mulheres, que terá como objetivo identificar as dificuldades que elas enfrentam no bairro em relação à segurança. Nos meses futuros, outras ações devem ser programadas.
Projetos comunitários
Criado pela Weefor, o Cidade Ecoa tem o objetivo de levar comunidade para uma mesa de discussão em locais onde serão construídos empreendimentos. O projeto tem parceria com a InCities – Rede para Cidades Inclusivas, e a Sociedade Global, é uma iniciativa que busca incluir as mulheres na discussão de urbanismo e aumentar a segurança para elas, e com a Sociedade Global, organização que realiza programas para buscar soluções inovadoras e sustentáveis.
Outro projeto já realizado é o Weefor ECO, em parceria com o Agroecologia em Movimento. Durante a fase de planejamento da construção, entre diversas ações, a população pode aprender a criar uma horta dentro do terreno onde ficará o novo empreendimento, além de ter acesso à aulas de yoga e meditação gratuitas.
A incorporadora também já realizou o Weefor Arq, primeiro concurso de arquitetura realizado pela iniciativa privada para um empreendimento residencial no Brasil. Com mais de 200 inscritos de 16 estados do Brasil, e todo o dinheiro das inscrições doado para a ONG TETO, o concurso buscou um projeto arquitetônico residencial, que trabalhasse com o bairro de maneira inteligente. O vencedor foi o escritório paulista Nachtergaele Navarro Arquitetos Associados.
Serviço: Projeto Cidade Ecoa – Incorporadora Weefor
Data: 14 de março
Horário: a partir das 15h
Local: Rua Mato Grosso, 805 – Água Verde
Entrada gratuita