Exposição chama a atenção para os impactos gerados com a produção de lixo

Crianças desenvolveram obras de mais 2 metros de altura
a partir de material reciclável

Foto: Divulgação

O projeto TETEAR Tech – Tempo de Temperar Arte apresenta, pelo segundo ano consecutivo, um coletivo de obras de arte desenvolvidas por 25 participantes das aulas de artes plásticas, uma das expressões artísticas que compõem o projeto, orientados pelo artista plástico e arte educador Toto Lopes. O resultado são oito telas artísticas de 2,20 x 1,60 que serão expostas no Espaço da Cidadania, em Campo Largo, de 7 a 21 de novembro. A entrada é gratuita.

Todas as obras expostas foram elaboradas a partir de material reciclável como plástico, papel e embalagens de produtos diversos. “Inicialmente foram realizadas algumas atividades com desenhos para que os estudantes aprendessem e exercitassem técnicas. Depois, realizaram em conjunto uma pesquisa de cores, tons e elementos para transformar tudo em exercícios iniciais em desenhos de maior escala, para então entrar no processo de criação final”, explica Lopes sobre o processo de desenvolvimento com os alunos do Colégio Estadual Sagrada Família e Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi.

Como ponto de partida para a produção das obras foi escolhido o tema Urbanidade e a partir dele as crianças pensaram em como expressar o caos do excesso de produção de lixo e os impactos que isso gera no planeta. O resultado são releituras de obras tradicionais como Monalisa e outras bastante expressivas e reflexivas como Poluição dos Mares e Diversidade e Amazônia, esse última chamando a atenção do público para o incêndio que acometeu a região recentemente.

“É gratificante ver o resultado de um trabalho desenvolvido com as crianças desde maio deste ano. Eles se engajaram e se esforçaram e foram protagonistas de todo o processo. O próprio formato da exposição com a maioria dos quadros apoiados no piso é para ressignificar o olhar para o lixo no chão, o poder de transformação através da consciência e da arte”, ressalta o idealizador do projeto, Nélio Spréa.

A visitação pode ser feita diariamente, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O Espaço da Cidadania fica na Rua Centenário, 2245 – Centro, em Campo Largo – Região Metropolitana de Curitiba.

Idealizado e realizado pela Parabolé Educação e Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto TETEAR Tech conta com o patrocínio da Caterpillar. Os alunos que participam recebem instrução artística durante o contraturno escolar em aulas 100% gratuitas. Ao todo são atendidos 850 estudantes em 13 diferentes oficinas oferecidas em Campo Largo, no Paraná, e também em Piracicaba, no estado de São Paulo.

Mais informações no site da Parabolé www.parabole.com.br ou no site www.tetear.com.br.

SERVIÇO: Exposição Artes Plásticas TETEAR Tech
Data: 7 a 21 de novembro
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Local: Espaço da Cidadania | Rua Centenário, 2245 – Centro, em Campo Largo
Entrada gratuita

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img