Espetáculo PEOPLE vs PEOPLE, da Rumo de Cultura, tem temporada com entrada gratuita
A partir do dia 7 de novembro, a Rumo de Cultura ocupa o Centro Cultural Sistema FIEP – Unidade Dr. Celso Charuri com sua nova montagem: PEOPLE vs PEOPLE, de Diego Marchioro, Fernando de Proença e Isabel Teixeira. A temporada segue até o dia 14 de dezembro (confira a programação no final da matéria). A entrada é gratuita.
O espetáculo apresenta uma entrevista aparentemente comum, que aos poucos se transforma em julgamento. Os dois atores explicitam a manipulação de discursos que, retirados de seus contextos, podem incriminar e condenar.
PEOPLE vs PEOPLE é a segunda peça da Te(a)tralogia da Manipulação que irá abranger quatro peças criadas por um mesmo grupo de artistas. Como base para a construção de uma linguagem própria, todas as peças têm como fio condutor a questão da manipulação em períodos específicos da história mundial.
O foco principal é contar uma história que se desdobre num questionamento atual: até que ponto somos manipulados pela rede de sistemas visíveis e invisíveis que nos rodeiam? Temos real consciência dessa manipulação? É possível, nos tempos atuais, realizar o exercício de distanciamento histórico que nos permite entender o contexto onde estamos?
Como ponto de partida para a construção da nova peça, há o diálogo explícito com LOVLOVLOV – peça única dividida em cinco choques. Porém, nessa primeira montagem, o centro da ação era habitado pela personagem manipulada: Carmen Miranda. Em PEOPLE vs PEOPLE, o personagem principal é o discurso. Com o intuito de “aumentar a frequência” dessa figura do manipulador, optou-se por eleger a narrativa de um discurso coerente enquadrado numa realidade distorcida. A linguagem dos tribunais dá o tom da fala dos atores em cena.
A construção dramatúrgica concentra diferentes discursos numa mesma linha, aparentemente coerente, convincente, persuasiva. Numa primeira parte da peça o espectador é levado a aceitar o discurso apresentado como uma realidade possível. A quebra da estrutura se dá quando a manipulação e a consequente descontextualização do discurso alteram o rumo da ação, invertendo a marcha dos acontecimentos e precipitando o desenlace. O que nos resta é o horror em seu sentido trágico.
O Centro Cultural Sistema FIEP – Unidade Dr. Celso Charuri fica na Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco.
Programação da temporada de PEOPLE vs PEOPLE
- 7 a 9 de novembro – quinta e sexta-feira, às 20h e sábado, às 18h e 20h
- 14 a 16 de novembro – quinta e sexta-feira, às 20h e sábado, às 18h e 20h
- 28 a 30 de novembro – quinta e sexta-feira, às 20h e sábado, às 18h e 20h
- 2 de dezembro – 20h
- 5 e 6 de dezembro – 20h
- 9 de dezembro – 20h
- 12 a 14 de dezembro – quinta e sexta-feira, às 20h e sábado, às 18h e 20h
SERVIÇO: PEOPLE vs PEOPLE
Data: 7 de novembro a 14 de dezembro (conferir programação acima)
Local: Centro Cultural Sistema FIEP – Unidade Dr. Celso Charuri | Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco
Entrada gratuita – ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada apresentação
*Sujeito a lotação
Mais informações: (41) 3271-9560 ou (41) 99876 – 3596