Programação é totalmente gratuita, mas algumas atividades necessitam de inscrições prévias
Redação, com Lais Murakami (UFPR)
Durante quase 30 anos, a cidade de Antonina, distante cerca de 84 quilômetros de Curitiba, foi palco do Festival de Inverno da UFPR. A pandemia da covid-19 transformou o cenário, mas não interrompeu o maior evento de extensão e cultura da universidade. Entre os dias 21 e 25 de agosto, a 31ª edição será realizada no formato virtual, com minicursos, espetáculos e exposições gratuitas ao alcance de todos.
VEJA TAMBÉM: As décadas 1970 e 1980 marcam o apogeu do Carnaval de Curitiba
Nesta ano, o objetivo do festival é abordar o patrimônio natural e cultural do litoral paranaense, conectando conhecimentos tradicionais e recursos digitais. A programação acontecerá em três faixas de horário: das 14h às 17h ocorrem as atividades formativas, das 17h às 20h, as atividades paralelas e, às 20h, as apresentações artísticas.
Os minicursos fazem parte da programação de atividades formativas e serão realizados pela da plataforma UFPR Aberta. Entre as opções estão Videodança, Ferramentas digitais na educação, Animação com Stop Motion e Canto na história da Música Popular Brasileira, entre outros. A lista completa de todas as atividades formativas está disponível NESTE LINK.
Para participar, é necessário fazer uma inscrição gratuita na plataforma UFPR Aberta, preenchendo todos os dados solicitados e marcar como “sim” a opção “certificados”. A criação da conta não pode ser vinculada ao Facebook ou Gmail.
Programação cultural
As atividades paralelas apresentarão exposições virtuais, vídeos, documentário, live, rodas de conversa e entrevistas. O modo de vida e fandango caiçaras, a história da erva-mate, a reserva da Mata Atlântica e o artista plástico Lange de Morretes estão entre alguns dos temas abordados. A lista completa está disponível AQUI – algumas das atividades necessitam de inscrição.
Já a programação cultural será transmitida toda pelo YouTube do Festival de Inverno da UFPR, com shows de música e espetáculos teatrais. Pelo palco virtual passarão a Raíssa Fayet, a banda Dona Rosa, escolas de Samba e Blocos Folclóricos e Carnavalescos de Antonina, entre outros artistas, incluindo uma apresentação de “O Grande Circo Místico” pela Orquestra Filarmônica da UFPR e Grupo MPB da UFPR e espetáculos teatrais.
Para saber mais detalhes e informações sobre o 31º Festival de Inverno da UFPR, é só acessar o site www.proec.ufpr.br/festival2021.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.