Esta é a terceira visita guiada que aborda a história de mulheres pioneiras de Curitiba
Pelo terceiro ano consecutivo, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula será palco de uma visita guiada temática sobre as mulheres pioneiras de Curitiba. A ação, que ocorre no dia 9 de março, das 9h às 12h, celebra o Dia Internacional da Mulher, apresentando a biografia de mulheres que desempenharam papéis de importância história de Curitiba.
Durante três horas, os visitantes serão apresentados às biografias de precursoras em diferentes áreas. São nomes como a da primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, a fotógrafa Fany Wolk, a professora Maria Nicolas, a feminista Marianna Coelho, a médica Maria Falce, a poetisa Helena Kolody, Didi Caillet, entre outras.
Os interessados em participar da visita devem fazer a inscrição antecipada, a partir do dia 4 de março, enviando nome completo e número do RG para o e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.
Promovidas pela pesquisadora cemiterial da Fundação Cultural de Curitiba, Clarissa Grassi, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as visitas guiadas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula já tiveram mais de cinco mil participantes. A ação explora a potencialidade do primeiro cemitério da cidade como resumo simbólico de Curitiba, explorando a arquitetura, arte e geodiversidade por meio da trajetória das pessoas que estão sepultadas no local.