Exposição apresenta a história do sapato com itens desde a década de 1920
Você já parou para pensar em qual é a história dos sapatos, como eles surgiram, de qual maneira surgiram os diferentes modelos? Esse é o tema de uma exposição em cartaz no setor verde do Ventura Shopping, com entrada gratuita.
“A exposição tem o objetivo de apresentar um pouco de cultura e história e queremos despertar o interesse, levar curiosidades e informação aos visitantes”, revela a gerente de marketing do empreendimento, Daniela Leal.
De acordo com estudos, os primeiros calçados surgiram cerca de 5 mil anos antes de Cristo, na Mesopotâmia e no Egito. Feitas de fibras vegetais e couro, as sandálias eram de uso exclusivo dos chamados soberanos.
VEJA TAMBÉM: Museu de Arte da UFPR lança série #WebMusA no YouTube
Com o passar dos anos esse item se tornou parte do universo da moda e, por meio dele, é possível até identificar aspectos da pessoa. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas (EUA), 90% das características pessoais podem ser determinadas por uma análise do estilo, preço, cor e condição do sapato.
A exposição, que fica aberta até 15 de novembro, faz um recorte com itens a partir da década de 1920, com sapatos cheios de fivelas, cores, bicos arredondados e detalhes em salto médio, até os anos 2010. Entre os sapatos expostos é um modelo tradicional de 1960, além das plataformas populares dos anos anos 90.
Segundo a direção do shopping, são seguidos todos os protocolos das medidas sanitárias e a exposição conta com acesso restrito, para garantir o distanciamento social e segurança dos clientes.
O endereço do Ventura Shopping é Rua Itacolomi, 292 – Portão. O horário de funcionamento atualizado, já que pode sofrer alterações devido a decretos estaduais e municipais relacionados à pandemia, está disponível sempre no site venturashopping.com.br, na página do Facebook ou perfil do Instagram.