Para quem quer parar de fumar, a Universidade Positivo oferece um tratamento gratuito
Segundo dados do Ministério da Saúde, 14% dos habitantes (265 mil cidadãos) de Curitiba são fumantes. A cidade é considerada, hoje, a capital com maior número proporcional de fumantes do Brasil. Para ajudar essa parcela da população a abandonar o cigarro, o Centro de Psicologia da Universidade Positivo (UP) oferece acompanhamento com o Grupo de Tratamento ao Tabagismo. No projeto, que teve início em 2017, os estudantes de Psicologia atendem gratuitamente a comunidade, com técnicas específicas que auxiliam quem deseja parar de fumar.
As atividades, que são gratuitas e compostas por oito encontros, têm início no segundo semestre, sempre às segundas-feiras, às 19h, no câmpus Sede – Ecoville – a data será definida de acordo com as inscrições. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (41) 3317-3266 ou presencialmente, no Centro de Psicologia da Universidade Positivo.
A coordenadora adjunta do curso de Psicologia da UP e coordenadora do projeto, Marina Machado, explica que a iniciativa é vantajosa tanto para a comunidade, quanto para os estudantes. “É por meio dessas atividades que os alunos adquirem mais experiência prática e, com a supervisão adequada, conseguem ajudar quem precisa e não tem condições de pagar pelo tratamento”, afirma.