Um longa e dois curtas-metragens concorrerão ao Troféu Kikito, prêmio concedido pelo festival
Camile Triska
O cinema paranaense estará no 49º Festival de Gramado, o maior evento do gênero no Brasil. Neste ano, o festival será novamente a distância, entre os dias 13 e 21 de agosto, com exibições pelo Canal Brasil, tanto na televisão por assinatura quanto na internet.
Na mostra de longas-metragens brasileiros, “Jesus Kid”, de Aly Muritiba, é um dos que concorrerão ao Troféu Kikito. O filme conta a história de um escritor de western em dificuldades que é contratado para ser o roteirista .
Essa não é a primeira vez que Muritiba está entre os selecionados do festival. Em 2018, seu também longa-metragem “Ferrugem” foi premiado como melhor filme na categoria. Cabe lembrar ainda que Aly Muritiba foi um dos diretores do documentário “O Caso Evandro”, que estreou em maio no Globoplay.
VEJA TAMBÉM: Shopping Curitiba oferece estacionamento grátis para quem for ao cinema nos domingos
Já na mostra dos curtas-metragens, dois filmes paranaenses estão na disputa pelos prêmios. “Aonde vão os pés”, de Debora Zannata, mostra uma adolescente, narrando para sua mãe, lembranças de sua vida e personalidade, que foge do padrão de gênero, ao contrário de sua irmã.
“Da Janela Vejo o Mundo”, primeiro curta-metragem de Ana Catarina Lugarini na direção e roteiro é o outro selecionado pela mostra. O filme terá a sua estreia no Festival de Gramado.
Apesar da falta de incentivos, cinema brasileiro resiste
Nesta edição, o Festival de Gramado recebeu inscrições de 893 filmes, sendo que 52 foram selecionados: quatro Longas-Metragens Estrangeiros, sete longas-metragens brasileiros, três longas-metragens gaúchos, 14 curtas-metragens brasileiros e 24 curtas-metragens gaúchos. Segundo a organização, os números indicam que, apesar da falta de incentivos e crise do setor, os produtores seguem resistindo.
“Em tempos tão complexos, ter uma qualidade e uma quantidade tão empolgantes de filmes, do Brasil e do exterior no festival, nos deixa muito felizes e esperançosos. Produções inéditas que aguardavam com ansiedade, como nós, esta edição do Festival de Gramado para conectar-se com as audiências. Representam o melhor da garra, da resistência e do talento que emerge do audiovisual contemporâneo”, analisa Marcos Santuario, que ao lado da atriz argentina Soledad Villamil formam a curadoria do evento.
Todos os filmes selecionados serão exibidos de 13 a 19 de agosto, sempre a partir das 21h30, no Canal Brasil, disponível em operadoras de televisão por assinatura, e também pela plataforma de streaming Globoplay. A premiação acontece no dia 21 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil na televisão por assinatura e pelo Instagram, Facebook e YouTube do festival.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.