Novo Volvo XC60 Híbrido tem estofamento têxtil exclusivo que utiliza poliéster reciclado
Carlos Borio
Uma grande preocupação da indústria automobilística é com a sustentabilidade. Hoje, várias fábricas no mundo já destinam 100% dos seus resíduos para a reciclagem. Outras investem em projetos para educação, preservação do meio ambiente e muito mais. Além, é claro, de todas já estarem desenvolvendo seus modelos totalmente elétricos, acabando assim com a poluição pela queima de combustível fóssil.
A GM, por exemplo, anunciou no final de janeiro que, a partir de 2035, só produzirá veículos elétricos. A montadora americana pretende acabar com toda produção de veículos a combustão, tanto carros quanto caminhões.
Também pensando nisso, a Volvo traz para o Brasil o novo Volvo XC60 Híbrido, que vem com um interior em tecido sustentável. Disponível na versão Inscription, o novo estofamento têxtil exclusivo tem acabamento personalizado feito de 30% lã e 70% poliéster reciclado, criado para maximizar o conforto e a experiência de luxo contemporâneo e sustentável dentro de um Volvo.
O interior está disponível em duas tonalidades, a Charcoal Midnight Zink Wool Blend, que traz tons em cinza claro e a Charcoal Slate Wool, em cinza mais escuro, que trazem todo o requinte da marca sueca.
“Além de estarmos disponibilizando mais duas opções de tecido exclusivas a nossos clientes, o novo interior do XC60 Recharge Inscription traz muito mais conforto, já que o novo material traz conforto térmico e mais respirabilidade, garantindo muito mais comodidade para o dia a dia”, explica Bruno Galli, gerente de Produto e Preço da Volvo Car Brasil.
O modelo também está em linha com a sustentabilidade, já que o poliéster reciclado é feito, principalmente, de garrafas de plástico PET ou ainda de lixo removido de oceanos ou vestimentas descartadas. “É também uma nova opção para os clientes que buscam minimizar seu impacto ambiental, contribuindo para o meio ambiente”, garante Galli.
Os passageiros desfrutam de um interior requintado, com os assentos dianteiros com regulagem elétrica com memória, aquecedor dos bancos dianteiros, além do extensor para as pernas e suporte lombar.
SUV Premium mais vendido do Brasil
Eleito em 2020 o híbrido que menos desvaloriza no Brasil, o Volvo XC60 é referência em todo o mundo e traz uma combinação inigualável de potência, luxo, tecnologia, segurança, baixo consumo e reduzido nível de emissões.
O propulsor Híbrido combina o motor elétrico com o híbrido para fornecer uma potência surpreendente: são 640 N.m aliados ao potente motor de 2.0 litros e 4 cilindros de 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras, totalizando 407 hp de potência. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 11,6 Kwh.
O XC60 Recharge T8 conta com três modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição: Pure, Hybrid e Power, e o modo híbrido conta com duas funções que facilitam o uso no dia a dia. A tecla Hold permite “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel. E a tecla Charge aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.
O SUV também é equipado com os práticos assentos infantis integrados no banco traseiro, além de sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Também pensando em segurança, o SUV possui a Care Key, que permite a regulação do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.
Mas tudo isso tem um preço. O Volvo XC60 Inscription com bancos de tecido custa R$ 369.950,00.
Carlos Borio é jornalista com mais de 20 anos de experiência. Trabalhou na Tribuna do Paraná, onde atuou como repórter e editor de esportes, turismo, geral e automóveis
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.