Serviços de assinatura de carro ganham força nas montadoras de veículos
Carlos Borio
Um novo fenômeno vem ganhando força nos últimos meses e pode ser a solução para muitas pessoas que estão pensando em adquirir um automóvel. É o serviço de assinatura de carros. Muitas locadoras de veículos já vinham disponibilizando esse serviço, mas, agora, as montadoras também estão entrando com tudo no negócio.
Só nos últimos dias, a Fiat e Renault lançaram seus planos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. A Volkswagen também tem o seu, assim como a Chevrolet e até Audi e BMW. Mas é muito bom o cliente fazer as contas e colocar tudo na ponta do lápis antes de decidir por uma assinatura.
Como exemplo, se você quiser fazer a assinatura de um Renault Kwid Zen por 24 meses, terá que desembolsar R$ 600 como garantia de contrato e mais R$ 989 por mês. Em compensação, não terá que se preocupar com custos de IPVA, seguro, manutenção, licenciamento e registro. Terá um limite de 1.000 quilômetros por mês e poderá trocar por um carro zero quilômetro ao final do contrato. Ao final dos dois anos, o consumidor que optar pela assinatura terá desembolsado R$ 24.336.
Comparando com um financiamento, do mesmo Renault Kwid Zen, o consumidor teria que desembolsar R$ 9.400 de entrada e assumir uma parcela mensal de R$ 1.970. Além de todos os custos com documentação, impostos, seguro, manutenções. Ao final do financiamento, o consumidor terá pago R$ 56.678 pelo Kwid, que custa à vista R$ 46.990. Isso só levando em conta o custo do financiamento. Se colocar a depreciação, seguro, IPVA, revisões, licenciamento, registro, emplacamento, o valor final sobe para R$ 65.389. Claro que quem optou pelo financiamento, ao final de dois anos, terá o veículo como propriedade, enquanto que quem optar pela assinatura, apenas terá usufruído do carro.
Essa pode ser uma tendência de futuro para as montadoras, já que a cada ano menos pessoas estão dispostas a adquirir um veículo próprio.
Carlos Borio é jornalista com mais de 20 anos de experiência. Trabalhou na Tribuna do Paraná, onde atuou como repórter e editor de esportes, turismo, geral e automóveis
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