Desde sua criação, o Telegramática já recebeu mais de 1,5 milhão de consultas
A crase continua como campeã de dúvidas dos curitibanos que procuram o Telegramática. Criado em 1985, o serviço da Prefeitura de Curitiba esclarece a população sobre o uso da Língua Portuguesa.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que os consultores do Telegramática contam com um acervo para consulta de centenas de livros, entre gramáticas e dicionários de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas.
Ainda estão no topo da lista de dúvidas o uso do hífen e as mudanças que vieram com o acordo ortográfico, resultante de um tratado internacional com objetivo de criar uma ortografia unificada para o português.
“Percebemos que a população sente dificuldade com algumas mudanças do acordo, como o hífen, e a acentuação. Casos de concordância verbal também são comuns nos telefonemas que recebemos”, comenta ainda Anderson Evaristo, consultor do serviço.
O telefone do Telegramática é (41) 3218-2425 e o horário de atendimento vai das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Na ponta da linha
Desde fevereiro de 1985, o Telegramática recebeu mais de 1,5 milhão de consultas. Somente no ano passado, foram esclarecidas 7.790 dúvidas de 3,3 mil pessoas pelo serviço de tira-dúvidas.
Apesar de hoje o sistema oferecer o envio das perguntas por e-mail, a maioria das pessoas ainda prefere o contato telefônico. “Há pessoas que nos procuram há anos, é como se nos conhecessem. Lembro até de uma senhora que nos ligou para ler um poema”, conta Rosana Wippel, outra consultora do serviço.
Segundo a servidora, os públicos que mais procuram o Telegramática são revisores e advogados, além de estudantes, e as dúvidas sobre a Língua Portuguesa não vêm apenas dos moradores de Curitiba: também há registros de ligações de outros estados.
Mantido pela Secretaria Municipal da Educação, o Telegramática de Curitiba foi um dos primeiros serviços do gênero no país. Inspirado no Grammarphone, que era um serviço de tira-dúvidas à língua inglesa implantado na cidade de Arkansas (EUA), em 1979, a versão curitibana se tornou realidade em 1985, por meio de parceria da Prefeitura com a Telepar (então a companhia estatal de telefonia fixa).