Projeto promove bate-papos virtuais entre escritores e poetas do Paraná
No próximo domingo (06/12) acontece a sétima edição do projeto “Às vezes, aos domingos”, projeto que promove bate-papos on-line entre autores paranaenses. Neste mês, a live será com Otto Leopoldo Winck e Roberto Nicolato, a partir das 17h, no Instagram @nicolatoroberto.
Escritores, poetas, doutores e professores universitários, Winck e Nicolato conversarão sobre processo criativo, os pontos de contato entre escrever prosa e poesia e obras publicadas, incluindo a leitura de textos autorais.
Uma live sobre literatura e poesia, como “Às vezes, aos domingos” é, na definição de Otto Leopoldo Winck, sinônimo (e sinal) de teimosia. “Teimosia em continuar acreditando nesses dois inutensilhos (prosa e poesia) tão necessários em tempos de vil utilitarismo”, comenta o autor de “Que fim levaram todas as flores”, romance publicado em 2019 numa parceria entre as editoras Kotter e Patuá, e “Cosmogonias”, reunião de poemas que saiu com o selo da Kotter em 2018.
Para Roberto Nicolato, participar de uma live sobre poesia e literatura é um ato de amor e resistência. “Em tempos como o de agora, a palavra poética é um antídoto contra o automatismo, a falta de empatia e a desumanidade”, diz o autor, que acaba de lançar o livro de poemas “Pequeno tratado do amor e da natureza” pela Kotter – a mesma editora que publicou um romance do autor, “Do outro lado da rua” (2016).
Literatura paranaense
A ideia de “Às vezes, aos domingos” surgiu em junho deste ano, depois Guido Viaro convidou Marcio Renato Santos para fazer uma live. Após o bate-papo virtual, os dois escritores curitibanos resolveram criar o projeto para dar visibilidade a outros autores do Paraná.
VEJA TAMBÉM: Paranaenses estão entre os vencedores do Prêmio Biblioteca Digital
Já participaram de “Às vezes, aos domingos” Andréia Carvalho Gavita, João Lucas Dusi, Carlos Machado, Jô Bibas, Alvaro Posselt, Jaqueline Conte, Jonatan Silva, Etel Frota e Ernani Buchmann.
Mais informações sobre o evento os próximos convidados são disponibilizados sempre no Instagram @somadeideias e no blog tulipasnegraseditora.blogspot.com.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.