“Fandango, Registro Imaterial”, que integra o calendário do Circuito Cultural Ademilar, promove três espetáculos gratuitos montados através de ritmos de fandango do litoral
Expressão musical-coreográfica-poética e festiva, natural dos litorais do Paraná e outros estados, o fandango ganha os palcos do Teatro Guairinha nos dias 6 de setembro, às 16h, e nos dias 7 e 8 de setembro, sempre às 19h, com o projeto “Fandango, Registro Imaterial”. Com apresentações gratuitas montadas através de ritmos que ainda não foram devidamente registrados e difundidos, o espetáculo pretende apresentar às crianças da rede pública de ensino do Paraná essa expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras do Paraná.
De origem espanhola e lusa, o fandango foi trazido ao Brasil pelos aventureiros que no passado se espalharam pelos recôncavos da nossa costa, e se tornou uma das mais importantes manifestações populares tradicionais litorâneas. Caracterizado pelos chamados fandangueiros, o grupo formado por cinco ou seis pessoas utiliza instrumentos típicos, como viola, rabeca, pandeiro ou adufo e a caixa de folia.
Para atrair a atenção das crianças às manifestações populares tradicionais, todo o espetáculo será acompanhado pela Bernúncia (jacaré gigante folclórico do Paraná, que engole os músicos) e pelo Boi de Mamão, que darão um caráter lúdico aos três dias de apresentações. Além disso, o projeto pretende registrar as “marcas” ou danças de fandango ainda desconhecidas, por meio de gravações e escritas de partitura de memória dos mestres fandangueiros. “Os concertos serão uma forma de expressar o rico material de pesquisa realizada dentro das comunidades caiçaras. Além deles, serão realizadas registros de obras e memórias da comunidade, e também uma edição da obra impressa”, contou Mestre Aurélio Domingues de Borba, idealizador do projeto e produtor cultural.
SERVIÇO: “Fandango, Registro Imaterial”
Data: 6 a 9 de setembro
Horário: 16h na sexta e 19h no sábado e domingo
Local: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971 – Centro
Entrada gratuita. Exclusivo para crianças da rede pública de ensino