Artista conversará com os participantes sobre sua exposição “O Ritmo do Espaço”
O Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá uma videoconferência com o artista Yutaka Toyota para o público do programa Arte para Maiores. O encontro será na terça (23/02), às 14h, pelo Zoom, e abordará a exposição “O Ritmo do Espaço”, atualmente em cartaz no museu. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas pelo e-mail educativo@mon.org.br ou pelos telefones (41) 3350-4412 e 3350-4497.
Escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo, o artista Yutaka Toyota é também um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa. A exposição apresenta 86 obras – uma instalada na área externa do MON. Embora seja retrospectiva do artista, que completará 90 anos em 2021, a mostra não é estruturada de forma rigidamente cronológica. Contempla trabalhos produzidos a partir dos anos 1960 em diversos suportes e recebeu, em 2018, o prêmio de Melhor Retrospectiva do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Arte para Maiores
O programa Arte para Maiores, que ganhou versão virtual em 2020, se mantém on-line para garantir o distanciamento social desse público, formado principalmente por pessoas com mais de 60 anos.
VEJA TAMBÉM: A Semana de 22 e os anseios por uma livre expressão modernista
Todos os participantes cadastrados recebem por whatsapp vídeos com mediações e sugestões de oficinas variadas. A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada em casa com materiais simples. A participação é gratuita e não é necessário possuir conhecimento prévio, basta ter interesse em artes visuais.
Em 2019, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Mais informações no Facebook, no Instagram ou no hotsite museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde estão sendo disponibilizadas diversas atividades virtuais.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.