Filmes e séries que ajudam a quebrar preconceitos, novo álbum do Frejat e lives especiais na semana do dia dos namorados estão entre as dicas do Pausa Dramática para esta próxima semana
Por Flávio Jayme
DICA DE MÚSICA
Depois de 12 anos lançando apenas singles, Frejat lançou esta semana seu primeiro álbum de inéditas.
Com 13 faixas, “Ao Redor do Precipício” passeia por diferentes sonoridades e ritmos, e já conta com três faixas lançadas, “Amar Um Pouco Mais”, “Cartas e Versos” e “Pergunta Urgente”, que soma mais de 160 mil visualizações em seu videoclipe no YouTube. O álbum foi gravado e mixado por Renato Munõz, com gravações adicionais de Mauro Araújo e a capa do projeto foi ilustrada por Julia Pellegatti Frejat, filha de Frejat.
Ouça “Ao Redor do Precipício” AQUI
Assista ao lyric vídeo de “Tudo Que Eu Consegui”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=4K1tfFfiQL0″ align=”center” promote_link=”yes” title=”frejat” /]
DICA DE LIVRO
Já que o tema desta semana é o racismo e a cultura negra, que tal um livro de um dos maiores autores negros americanos?
James Baldwin foi perseguido no Estados Unidos na década de 50 por ser negro e gay. Seus romances deram voz importante aos movimentos negros americanos e se tornaram marcos da literatura. Mas O Quarto de Giovanni foge destes padrões. O segundo livro de Baldwin também se tornou um marco, mas por diferentes motivos. Não sem razão, é considerado hoje um dos livros mais importantes da literatura gay americana. Depois de ser recusado pelas editoras, justamente por não trazer o teor racial de seu primeiro sucesso editorial, o livro conseguiu, com o tempo, alcançar o merecido sucesso.
O Quarto de Giovanni conta a história de David, um americano que está em Paris esperando a noiva voltar de viagem. Na cidade luz ele conhece Giovanni, um garçom de um bar, com quem passa a ter uma conturbada relação. Escrito em 1956, o livro carrega consigo todo o perigo de se assumir gay na época.
DICA DE FILMES E SÉRIES
Esta semana o movimento #blacklivesmatter tomou conta do mundo lutando contra o racismo e o preconceito.
E o cinema e a TV estão recheados de produções que podem nos ensinar a repensar este momento e até mesmo as nossas atitudes.Por conta disso o Pausa Dramática publicou diversas listas para discutir o tema no site:
• 10 produções protagonizadas por negros para ver na Netflix
• 10 filmes para pensar o preconceito (seja ele por raça, gênero ou orientação)
• 10 produções para entender a luta pelos direitos LGBT
• 10 filmes para entender o nazismo
Little Fires Everywhere
Chegou na Amazon Prime uma das melhores séries do ano. Little Fires Everywhere, adaptada do livro de Celeste NG a série conta a história de duas mulheres extremamente diferentes que terão suas vidas chocadas pelo destino. Elena (Reese Whiterspoon) é uma rica dona de casa que tenta reassumir sua vida profissional enquanto cria os três filhos e administra a casa com o marido. Já Mia (Kerry Washington) é uma artista negra, independente, que viaja com a filha adolescente pelos EUA, morando um tempo em cada cidade.
As vidas das duas vão se misturar irremediavelmente mudando tudo em suas relações. Uma série que aborda o racismo e os privilégios brancos da sociedade como poucas.
DICA DE INTERNET
Semana de dia dos namorados, e a internet vai estar recheada de lives pros românticos de plantão:
Sandy e Lucas Lima anunciaram uma apresentação especial de Dia dos Namorados no dia 11 (segundo eles, sempre comemoram um dia antes). A live ainda não tem canal e horário confirmados.
Live Jota Quest
Após sucesso da primeira edição, realizada em 1º de maio, a nova Live do Jota Quest, intitulada “A Voz do Coração”, acontece amanhã, a partir das 20h, reunindo, além dos grandes hits de seus 25 anos de trajetória, interação com fãs e personalidades, surpresas no repertório.
A live conta ainda com apoio solidário ao movimento “Dias Melhores Amazonas”, campanha de arrecadação de doações para a população do estado do Amazonas, no combate à pandemia e seus desdobramentos.
A live acontece no canal da banda no Youtube.
#LIVENTREVISTAS
As #LIVENTREVISTAS no Instagram do @pausadramatica vêm super especiais na semana do dia dos namorados.
Na segunda-feira o papo é com a jornalista Bia Moraes, aqui de Curitiba, que vai contar pra gente como está a vida depois que ela se recuperou de um AVC.
Quarta-feira converso com a drag queen Mina de Lyon, que participou do Bake Off Brasil e era proprietária de um hostel em São Paulo, afetado pela pandemia.
E na sexta, dia dos namorados, bato um papo com Marcio Rolim, influencer do canal Bee40na no Instagram pra falar de relacionamento e vida LGBT na quarentena.
A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena.
Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA