Pesquisa mostra que 75% dos trabalhadores acreditam que a desordem prejudica o estado de espírito, os níveis de motivação e produtividade no trabalho
Por Milu Ramiro
A organização no trabalho gera uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumenta a motivação para o desempenho do trabalho diário. Profissionais organizados conseguem desenvolver melhor suas funções e são bem vistos pelas companhias, pois geram melhores resultados sem perder tempo.
Para ser mais produtivo, ter mais qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, muitas vezes é necessária uma mudança de comportamento. Nem todos têm a organização como uma competência nata, mas todos podem adquirir esse hábito. Sim, organização é competência e hábito que se pode aprender e incorporar na vida diária. Basta um pouco de autoconhecimento para saber como está esta competência em sua vida, qual o seu estilo, querer melhorar os maus hábitos e ter muita disciplina para isso. Nada é rápido quando se fala em mudança de hábitos.
Independente do cargo que você exerça numa empresa, é responsável pelo espaço físico que nela ocupa ou desenvolve seu trabalho. Pesquisa feita na Universidade do Texas nos USA mostrou que colegas de trabalho percebem os desorganizados como ineficientes e não imaginativos. Outro estudo, de uma empresa americana de materiais para escritório, constatou que 75% dos trabalhadores acreditam que a desordem prejudica o estado de espírito, os níveis de motivação e produtividade no trabalho.
O espaço de trabalho precisa ser organizado, funcional, agradável para quem trabalha nele diretamente ou não. Veja estas dicas para dar uma ordem aí onde você passa a maior parte do seu dia:
– O móveis em geral devem ser dispostos de forma que não atrapalhem a circulação das pessoas
– Mantenha a sua mesa ou seu espaço sempre arrumado e de forma prática.
– Crie um visual clean para seu espaço, não exagerando em decoração
– Coloque nas gavetas da sua mesa de trabalho somente os itens que você usa o tempo todo e não as use como estoque de itens de escritório
– Deixe em cima da mesa o que está sendo usado no momento
– Quando terminar de trabalhar lembre-se de guardar as coisas nos seus devidos lugares
– Cuide da conservação de todos os equipamentos que utiliza no trabalho
– Lembre-se de descartar o que não é necessário. Ou seja, se desfazer de coisas inúteis e que estão ocupando espaço e guardar o que foi mantido de forma eficiente
– Desenvolva uma forma de lidar com coisas novas que chegam, de forma que elas não baguncem o que já está devidamente armazenado
Lembre-se: manter um ambiente de trabalho organizado só traz vantagens, além de refletir diretamente no seu desempenho individual.
Marilucia (Milu) Ramiro é jornalista, palestrante e escritora especialista em orientação e desenvolvimento profissional de jovens. É autora do livro “Quem Mexeu na Minha Bagunça?” em parceria com a psicóloga Celi Piernikarz e sócia de um projeto com o mesmo nome, voltado ao desenvolvimento do hábito da organização de alunos, pais e educadores.