Movimento da Fertilidade é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e acontece no Parque Barigüi
No próximo dia 28 de julho, Curitiba vai ser palco do Movimento da Fertilidade, evento inédito e gratuito que será realizado no Parque Barigui, das 8h às 11h. Serão promovidas diversas ações voltadas para a saúde, entre elas atividades esportivas e recreativas, orientação nutricional, quick massagem e um bate-papo com especialistas que vão focar em hábitos de vida saudáveis e alternativas existentes para preservar a saúde reprodutiva.
“Com a realização do Movimento da Fertilidade queremos alertar uma parcela da população que desconhece os riscos de adiar a gravidez e, também, informar que existem alternativas para quem opta em ter um filho após 35 anos”, conta o especialista em reprodução humana, Álvaro Ceschin, membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e representante do evento na cidade de Curitiba.
O objetivo da ação, promovida pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), é conscientizar jovens sobre a importância de preservar a fertilidade natural e as limitações do sistema reprodutivo. No Brasil, o número de mulheres que optam por ser mãe após os 40 anos aumentou 49,5% nos últimos 20 anos. No entanto, é preciso entender que a idade é um fator determinante para a fertilidade da mulher e do homem.
Ao longo da vida, os óvulos envelhecem e a produção de espermatozoides perde qualidade e é justamente isso que o movimento quer reforçar. “Uma parcela da população desconhece os riscos da uma gravidez tardia, que pode ter consequências para a saúde da mãe e do bebê. A decisão de ter um filho tem sido tomada cada vez mais tarde, mas demanda um planejamento prévio”, explica Ceschin.
A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida não defende o uso das técnicas de reprodução assistida como primeira opção àqueles que desejam engravidar, pois o momento adequado para recorrer à assistência especializada é a partir do momento em que as mulheres interrompem o uso do método contraceptivo e, após um ano de relação sexual, não conseguem engravidar. “Se a idade da mulher for acima de 35 anos, recomenda-se orientação com seis meses de tentativas. Caso haja algum fator identificado, como distúrbios menstruais ou infecções pélvicas anteriores, o acesso deve ser imediato”, orienta Álvaro Ceschin.
SERVIÇO: Movimento da Fertilidade
Data: 28 de julho
Horário: 8h às 11h
Local: Parque Barigui, próximo ao Expo Renault Barigui – BR-277, s/nº – Santo Inácio
Inscrições gratuitas na Central da Corrida https://www.centraldacorrida.com.br/movimento-da… O evento tem inscricões limitadas em 200 participantes
Oi, Nirley, tudo bom? Obrigada, mas a informação que temos da assessoria aqui de Curitiba é de que não haverá a corrida, como em Brasília. Aqui, são diferentes aulas que não precisam de inscrição prévia. Um abraço!